Procon de Schroeder avança na otimização do atendimento e trabalho interno
Órgão oficial de defesa e proteção do consumidor, o Procon de Schroeder está sob nova gerência desde o início do ano passado.
Segundo a gerente do setor, Eduarda Pasold, o principal foco de trabalho neste primeiro ano foi buscar eliminar todas as pendências que estavam paradas e otimizar o atendimento e trabalho interno.
“Estamos tentando passar a maior parte para o formato digital, que facilitará muito tanto para nós quanto para os consumidores”, ressalta, acrescentando que o atendimento via WhatsApp atualmente representa a maior demanda no setor.
Principais atendimentos
De acordo com a gerente do Procon de Schroeder, os principais atendimentos continuam sendo os que envolvem os serviços da Oi, como trocas de plano sem informar o consumidor e para solicitação de reparo.
Além disso, muitos consumidores procuram o setor devido a cobranças indevidas, seja por empréstimos consignados ou por seguros na conta do consumidor ou em faturas de energia.
A compra de carro usado tem sido um assunto muito recorrente no Procon de Schroeder. “Muitas pessoas nos procuram antes de realizar a compra e outros quando o problema já surgiu”, detalha Eduarda.
Para evitar dor de cabeça, antes de comprar um carro usado, a orientação é levá-lo num mecânico de confiança para ver as reais condições do automóvel.
“Também é possível verificar em despachante ou Detran se a documentação do carro está correta e se não há nada de registro duvidoso”, explica.
O Procon orienta que o consumidor sempre realize a compra por meio de contrato, onde conste o CNPJ da empresa que está vendendo. E se for fazer pagamento em pix, que seja feito ao CNPJ para a comprovação de compra.
“Também entender que possui garantia de 3 meses. Mesmo que no contrato esteja só caixa e motor, a garantia é completa”, afirma.
Compras online
O Procon de Schroeder reforça que é preciso ter muito cuidado com as compras online, pois muitas pessoas ainda caem em golpes em sites fraudulentos.
“Caso esteja em dúvida se é um site confiável, pode procurar o Procon que nós tentaremos auxiliar da melhor forma”, explica.
Eduarda dá algumas dicas importantes:
– Procurar se o site tem o CNPJ e, se tiver, fazer a consulta no site da Receita Federal para verificar se a empresa está ativa.
– Buscar o nome da empresa em sites como o Reclame Aqui, que é uma ótima ferramenta para ver se existe algum precedente ruim.
– Procurar se essa empresa tem Instagram ou Facebook e se é possível fazer comentários, pois alguns sites fraudulentos tem as mídias sociais, mas fecham os comentários, assim não há como alertar ao próximo que é golpe.
– E sempre preferir o pagamento com cartão de crédito, pois a contestação é mais simples do que em outros meios de pagamento.
Metas do Procon para 2023
Em relação ao trabalho interno, a meta do setor é fazer os processos de uma forma mais digital e o bom uso do novo sistema – Pró-consumidor – entre os Procons.
“Temos a meta de sempre fazer um bom trabalho para a população de Schroeder, prezando pelo bom atendimento e procurando sempre conseguir ajudar o consumidor. Também sempre temos a meta de continuar a manter o bom relacionamento com as empresas, inclusive as de nosso município que sempre estão em contato conosco para buscar agir conforme a Lei, o que é muito bacana”.