Prefeitura declara situação de emergência em Schroeder

A Prefeitura Municipal declarou situação de emergência em Schroeder. O documento foi assinado pelo prefeito Felipe Voigt na terça-feira (29) em razão das enxurradas, inundações, alagamentos e deslizamentos que castigam áreas do município desde a manhã de sábado (26).

Segundo o prefeito Felipe, a situação de emergência, caracterizando desastre, foi constatada na noite de segunda-feira. “As ocorrências ainda não cessaram por completo, tendo em vista que a precipitação pluviométrica intensa continua em andamento”, explica.

Até o momento, foram registrados desalojamento temporário de pessoas, danos materiais consistentes na danificação de vias públicas urbanas e rurais, obstrução de bocas-de-lobo, danificação de cabeceiras de pontes e galerias, destruição de tubulações, deslizamentos de solo e rochas, assoreamento de rios, alagamento de residências, danificação dos sistemas de captação e distribuição de água;

Com a declaração de situação de emergência em Schroeder, o Município autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação Diretoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução, além da convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade.

“Nas últimas 24 horas foram registrados 106 mm de chuva na estação de monitoramento da Epagri/Ciram em Schroeder, porém a precipitação acumulada desde sábado já é superior a 600 mm no município”, relata a supervisora de Defesa Civil, Alexandra Zanella.