Prefeitura de Schroeder trabalha para remover barreiras em vias, recuperar estragos e retomar abastecimento de água

Equipes da Prefeitura de Schroeder continuam trabalhando nesta terça-feira (29) para remover as barreiras que caíram em vias, recuperar estragos que danificaram acessos e retomar o abastecimento de água no município.

A cidade de Schroeder possui o maior acumulado de chuva em Santa Catarina dos últimos dias e continua sofrendo transtornos em função do alto índice pluviométrico. Em 96 horas, a precipitação já totaliza 484 mm, índice maior do que a quantidade esperada para todo o mês de novembro.

O prefeito Felipe Voigt afirma que, desde sábado, a gestão municipal acompanha a situação das chuvas, junto às equipes, em todos os bairros.

“Alguns trabalhos ainda não estamos podendo fazer, pois a chuva não para. A Defesa Civil, junto com a secretaria de Obras, bombeiros voluntários e Polícia Militar estão nos apoiando. Temos alguns pontos alagados. Atendemos casos onde tivemos que retirar as pessoas com botes, ruas com barreiras e uma pessoa ilhada no Rio do Julio”, explica o prefeito, acrescentando que nesta manhã foi conferir os estragos registrados nas últimas horas.

Segundo o prefeito, é importante que as pessoas economizem água até que a situação do abastecimento volte à normalidade. “O rio está cheio e a gente precisa do reservatório para captar água, e tirar a barreira que caiu lá. Torcemos para que não venha a chuva prevista para as próximas horas”, afirma.

Conforme Felipe, a Prefeitura trabalha incansavelmente para restabelecer o quanto antes todos os serviços à população. “Estamos com equipe agora de manhã reunida para decretar o Estado de Emergência e facilitar alguns procedimentos. Mais uma vez, peço encarecidamente que a população tenha paciência. A gente espera que o dia seja melhor que os últimos dias”.

A Estrada Rio do Júlio permanecerá interditada por tempo indeterminado. É necessário esperar melhorar as condições do tempo para remover as barreiras no local e não causar mais erosões.

Conforme o secretário de Obras e Infraestrutura Urbana, Jean Carlos Walz, as diversas ocorrências estão sendo atendidas pelo setor em conjunto com a Defesa Civil.

A ponte Teodoro Beck, entre os bairros Braço do Sul e Rancho Bom, permanece totalmente interditada.

Na rua Amandus Muller, a ponte que dá acesso às ruas Gustavo Streit e Três de Outubro, também precisou ser interditada provisoriamente. “Será avaliada agora de manhã pela Defesa Civil e setor de Obras para ver se não ocorreu nenhum dano e possivelmente ser liberada para o tráfego”, explica Jean.

A rua Otto Carlos Doege, que dá acesso à ponte coberta no Bracinho, está totalmente interditada em função de uma queda de barreira. “Já estamos deslocando duas equipes da Secretaria de Obras para liberar o quanto antes essa via”, acrescenta o secretário de Obras.

Segundo Jean, foram registrados alagamentos na rua 23 de Março, no acesso à ponte Trindade e no Loteamento Alfablu, no Centro Norte, onde oito pessoas foram resgatadas de bote, com auxílio dos bombeiros. “As famílias optaram por ficar na casa de parentes”, explica.

A companhia Águas de Schroeder pede que a população economize água nesta terça-feira. Com as fortes chuvas, os sistemas de captações foram danificados no rio Macaquinho, no Bracinho.

Conforme a secretária de Saneamento, Rosamira Karsten, o trabalho de reparo já está sendo providenciado. “A gente está indo agora de manhã com maquinário para acessar, fazer limpeza e retomar abastecimento. Porém, ainda há necessidade de economia de água por parte da população”.