Projeto Conhecendo Schroeder contemplou 300 alunos em 2022
Promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Schroeder (SEMED), em parceria com a Diretoria de Turismo, o projeto Conhecendo Schroeder contemplou cerca de 300 alunos em 2022. Foram atendidas 15 turmas de 4° ano das escolas municipais e também de uma estadual na cidade. O diretor de Turismo Adilson Pommerening foi o guia dos passeios.
Segundo a secretária municipal de Educação, Armelinda Walz Schmitt, a experiência foi uma rica vivência para todos os estudantes que participaram. “Eles puderam conhecer riquezas naturais, limites do nosso município, bem como pontos turísticos, históricos e governamentais de Schroeder”, afirma.
Ao todo, segundo Adilson, nove grupos fizeram o roteiro completo. “Os passeios iniciavam às 7h30. As crianças conheciam todos ambientes da Prefeitura, inclusive o gabinete do prefeito e vice-prefeito”, explica.
De acordo com o diretor de Turismo, o chefe do Executivo sempre aproveitava a oportunidade para falar um pouco de sua rotina de trabalho. “E como brincadeira, as crianças sempre queriam sentar na cadeira do prefeito. A pergunta mais comum era o que o prefeito faz, e o que ele vai fazer para as escolas”, recorda Adilson, citando a grande curiosidade e interesse dos alunos.
Prefeito incentiva o projeto
O prefeito tem um carinho muito grande por esse projeto. “É uma forma de levarmos informações importantes para as nossas crianças, para que tenham uma visão ampla sobre o funcionamento de todos os setores. Assim, desde cedo elas ajudam a repassar o que aprenderam e a divulgar o que temos em nossa cidade para outras pessoas”, afirma Felipe.
Além da visita à prefeitura, as turmas percorreram a Casa da Memória, a Praça Christian Mathias Schroeder, a UPA, o quartel dos Bombeiros, a sede da Câmara de Vereadores, a Biblioteca Municipal Cruz e Souza, a ACIAS e o estúdio da Rádio Schroeder. Também passearam por lugares históricos, como a 1ª delegacia de Schroeder ao lado da Ponte Gneipel e a Figueira Centenária. Houve visita à Barragem Braço do Sul, ETA – Estação de Tratamento de Água, Ponte Coberta no Bracinho e nascente do Rio Macaquinho, entre outros locais. E, claro, teve pausa para o lanche.
Os alunos conheceram todos os bairros da cidade, a história das igrejas antigas, o objetivo do CECAS e os principais pontos turísticos.
Conforme Adilson, o projeto tem uma relevância muito grande, pois os estudantes conhecem todas as belezas e as riquezas culturais de Schroeder. “Tive a experiência de rodar o Brasil de ponta e ponta, e vejo que as crianças dão um valor gigante para coisas simples. Temos que valorizar o que temos, já é um começo. As crianças já abraçam essa causa”, finaliza o diretor de Turismo.