Campanha contra a polio encerra em Schroeder, mas vacina segue sendo ofertada nos postos de saúde
A Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite encerrou na sexta-feira (30). Na faixa de crianças de 1 ano, a meta foi atingida em Schroeder, com 280 crianças vacinadas (96,8%). Na faixa de 2 a 4 anos, a cobertura ficou entre 69,9% e 73,2%.
Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 1.037 crianças receberam a dose, o que corresponde a 77% do total esperado. O município, assim como a grande maioria das cidades do país, acabou não atingindo a meta geral estipulada pelo Ministério da Saúde, de uma cobertura vacinal de 95% para o público de 1 a menores de 5 anos.
No período da campanha também foram avaliadas as carteirinhas de vacinação de crianças e adolescentes. Destas, 128 vacinas da rotina do calendário nacional que estavam atrasadas foram aplicadas.
“Lembrando que o município fez várias estratégias, vacinando o público nos postos onde não tem sala de vacinação e em dias alternados. Estendemos também o horário, e vacinamos aos sábados. Infelizmente, não conseguimos atingir a meta esperada, mas também estamos bastante felizes pelos pais/responsáveis que trouxeram os seus filhos para receber a dose”, afirma a secretária de Saúde, Ingrit Eli Roweder.
A partir de agora, mesmo com o fim da campanha de reforço contra a paralisia infantil, a vacina segue sendo ofertada em todos os postos de saúde com sala de vacinação, dentro da rotina do Programa Nacional de Imunização (PNI).
É importante manter as carteiras de vacinação atualizadas, como forma de prevenir o reaparecimento de doenças já erradicadas.
Abertura dos postos de saúde a cada dois meses no sábado
Como estratégia para facilitar a vacinação de toda a população, a Secretaria de Saúde de Schroeder fará a abertura dos postos de saúde aos sábados a cada dois meses.
A ação iniciará no dia 22 de outubro, das 8h às 12h, quando haverá vacinação em todas as unidades de saúde.
“O município vai abrir um sábado a cada dois meses para que os usuários possam trazer os seus filhos. Os próprios pais e mães que tem alguma vacinação atrasada também terão acesso à vacina. Para nossos munícipes será um dia a mais. Geralmente, quem trabalha em horário normal tem dificuldade de ir à unidade para receber a vacina”, destaca a secretária, convidando a comunidade a aproveitar a ação que acontecerá no dia 22.