Schroeder conclui nova etapa para Elaboração do Plano Municipal de Cultura

Nesta quinta-feira (15), aconteceu o 3º Seminário para Elaboração do Plano Municipal de Cultura – fase de validação. Ao todo, 35 pessoas participaram deste momento importante para a cultura do Município, inclusive o prefeito de Schroeder, Felipe Voigt.

O prefeito parabenizou a todos pelo trabalho que está sendo desenvolvido, que vem buscando sempre a participação da comunidade. Ele falou sobre a importância das manifestações culturais e de planejar as atividades do setor.

“A Cultura depende de pessoas com capacidade para desenvolver algo diferente, como o Festival da Canção que aconteceu na praça – um lugar que estava abandonado – e que hoje serve de exemplo para aquilo que a gente quer que aconteça, a valorização de todas as formas de cultura”, ressaltou.

O evento também contou com a presença do vice-prefeito, Lauro Tomczak, da diretora de Cultura, Neiva Plantikow, da secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt, do vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais e diretor de Turismo, Adilson Pommerening, e da vereadora Ana Leon.

De acordo com Neiva, eles puderam entender as diretrizes prioritárias, missão, visão e valores que regem o Plano. Foram apresentadas as 23 metas, apontadas já nos seminários anteriores, que foram rediscutidas e aprovadas pela plenária.

O Plano Municipal de Cultura está sendo elaborado em parceria com a AMVALI, CIGAMVALI e SEBRAE e está acontecendo em 6 municípios da região.

“O Plano será entregue aos municípios no dia 28 de outubro, no 2º Festival Cultural do Vale do Itapocu, que acontecerá em Massaranduba. Depois, será encaminhado à Câmara de Vereadores, através do jurídico, para que tenha sua validação efetivada legalmente”, explica a diretora de Cultura.

As metas e ações estão previstas para acontecerem em curto, médio e a longo prazo. A vigência do Plano, que integra o Sistema Municipal de Cultura e servirá como instrumento de gestão do setor, é de 10 anos.