Ato Cívico encerra a Semana dedicada à Pátria em Schroeder

A chuva impediu a realização do Desfile Cívico desta quarta-feira (7), mas não tirou a empolgação da comunidade schroedense. Autoridades, escolas e familiares estiveram no Ginásio Alfredo Pasold para acompanhar o Ato Cívico, que contou com a Banda Municipal e 6 fanfarras.

O evento contou com a presença do prefeito Felipe Voigt, vice-prefeito Lauro Tomczak, chefe de Gabinete, procurador municipal, secretários e diretores da Gestão Municipal, vereadores, ex-prefeitos, Apae Schroeder, Associação Empresarial de Schroeder, Polícia Militar, Bombeiros Voluntários de Schroeder e representações escolares.

O prefeito Felipe destacou que esse é um momento de agradecimento e de celebração e amor à Pátria. Ele lembrou da responsabilidade que o Poder Público tem com as crianças e jovens e de fazer um Brasil cada vez melhor.

“É um orgulho muito grande, como prefeito, poder dar a minha contribuição para fazer com que a nossa cidade seja boa para morar, com mais qualidade de vida. Tenho certeza de que assim teremos um Brasil bem melhor, dando nosso exemplo, começando de casa, com respeito. Que nós, como autoridades públicas, possamos dar toda a infraestrutura, valorizar nossos professores e fazer a diferença”, disse.

Para o vice-prefeito Lauro, a Pátria está dentro de cada um e cabe a todos a construção da Pátria no dia a dia. “Agradeço a todos os profissionais que se empenharam nos ensaios para essa apresentação. Sabemos que todos queriam esse desfile, mas a gente depende da natureza e não foi possível. Mesmo assim, hoje estamos aqui comemorando”, comentou.

Na última semana, Felipe, Lauro e a secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt, estiveram em todas as homenagens cívicas das escolas. Ela ressaltou as qualidades do setor e destacou que o mérito é de todos que atuam na educação e do apoio das famílias.

“Hoje, celebramos o Dia da Independência da nossa Pátria, é um momento de reflexão e avaliação, pois todos nós devemos estar comprometidos com o nosso país e com o nosso município, para torná-los cada vez mais independentes e fortes”, apontou.

O presidente da Câmara, vereador Manoel Ednilson Burgardt, lembrou da importância histórica do dia 7 de Setembro, quando o Brasil tornou-se independente.

Estudantes das turmas de 6º e 7º ano da Escola Municipal Professor Santos Tomaselli realizaram a apresentação da música Criança Cidadã, sob a coordenação do Professor Júlio Cesar Tiburski.

A Banda Municipal executou os Hinos do Brasil, da Independência e de Schroeder. O maestro Carlos Roberto Eggert Junior ressaltou a importância do momento para os mais de 150 integrantes das fanfarras.

“Nós ficamos muito felizes em poder estar apresentando nesse dia. Infelizmente tivemos chuva, mas, mesmo assim, a Administração fez questão que todos os grupos estivessem aqui se apresentando e isso motiva ainda mais os trabalhos nas escolas, os alunos que estão há meses se preparando”, ressaltou.

Com ginásio lotado, cada fanfarra fez sua apresentação e o público não ficou indiferente às batidas de percussão, interagindo e aplaudindo a Banda Municipal e fanfarras das escolas municipais Professor Emílio da Silva, Professor Santos Tomaselli e Frida Hein Krause, da Corporação de Bombeiros Voluntários de Schroeder e das escolas estaduais Luiz Delfino e Elisa Claudio de Aguiar.

A Rádio Schroeder 87,5 FM realizou a cobertura do evento. Mais de 5 mil pessoas acompanharam a transmissão do Ato Cívico ao vivo, pelo Facebook.