Em visita às unidades de saúde de Schroeder, prefeito anuncia revitalização dos espaços
Nas últimas semanas, o prefeito de Schroeder, Felipe Voigt, e a secretária de Saúde, Ingrit Eli Roweder, visitaram todas as unidades de saúde do município, onde conversaram com servidores e usuários. Eles também estiveram no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
O prefeito destacou que todas as 6 unidades básicas de saúde passarão por obra de revitalização, recebendo limpeza e pintura: Schroeder 1, Centro, Tomazzelli, Sossego, Schroeder 3 e Rio Hern. A Ordem de Serviço para início dos trabalhos deve ser dada nos próximos dias. O investimento é de R$ 454.500 e inclui lavação nas calçadas, paredes e telhado, conserto de algumas rachaduras e pintura.
“Eu procuro estar presente nas unidades de saúde, nas escolas, em eventos, mantendo contato com os servidores e com a comunidade. As visitas têm esse intuito. Também é um momento para avaliar nossa estrutura, que é muito boa, mas precisa de carinho e cuidado. Aqui no ESF Sossego, entreguei a obra de ampliação em 2011. Desde então, não foi feita nenhuma reforma. Nosso objetivo é melhorar o ambiente para todos”, afirmou Felipe.
Ingrit comenta que as melhorias são essenciais para que os postos de saúde se tornem cada vez mais receptivos à população que, em regra, já está fragilizada ao buscar atendimento.
“É um trabalho para deixar as unidades mais apresentáveis, que vai oferecer mais conforto à população e, também, aos profissionais que trabalham nelas”, ressaltou.
Junto à Assistência Social, o prefeito ouviu as demandas do setor, onde a procura pelos serviços vem aumentando. De acordo com a diretora Dulcinéia Mara Fischer, o município apresenta índice preocupante de violência contra mulher, que geralmente busca apoio já com a medida protetiva.
“Em todos os atendimentos o aumento é bem expressivo. A demanda do Auxílio Brasil sofreu elevação de quase 100% de famílias que estão ganhando este benefício do governo”, disse. Mara aponta que a procura dos benefícios no CRAS, para auxílio alimento, funeral e natalidade é grande.
O prefeito recebeu, ainda, o projeto do muro que deverá ser construído nas unidades do CRAS e CREAS de Schroeder, para a maior segurança dos equipamentos.