Saúde Mental é foco de capacitação para profissionais da Educação, Saúde e Conselho Tutelar de Schroeder

Nesta quinta e sexta-feira (21 e 22), profissionais da Secretaria Municipal de Educação, da Saúde e Conselho Tutelar de Schroeder participarão da palestra Urgência e Emergência em Saúde Mental. Eles foram divididos em 4 grupos, para que possam acompanhar a capacitação em horários diferentes, das 8h às 11h e das 13h às 16h, em ambos as datas.

O evento é uma parceria entre as Secretarias da Educação e Saúde junto ao CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Conforme a SEMEC, a palestra surge da necessidade constante de capacitação dos profissionais da área da saúde, principalmente no momento atual.

A proposta é ampliar a competência desses servidores e colaboradores, para que eles possam oferecer uma assistência mais adequada, evitando-se o possível agravamento dos quadros relacionados à saúde mental.

Dentro do tema, serão abordados assuntos como Crises Psicossociais (elementos para reconhecer uma crise, reações esperadas, primeiros socorros, entre outros), Transtornos Mentais (conceito), Agitação e Crises Psicóticas (definição, avaliação de risco e estratégia de abordagem), Contenção (conceito e técnicas), Comportamento Suicida (aspectos psicológicos, condutas e manejo, entre outros) e Comunicação de Más Notícias (conceito).