Saúde continua trabalho de prevenção à dengue e monitoramento de focos do mosquito em Schroeder

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde continua realizando as visitas de orientação de prevenção da dengue aos munícipes, além de coleta de larvas de mosquito para análise em Schroeder. O trabalho de coleta ocorre nos locais onde foram encontrados focos do Aedes aegypti e em áreas com casos suspeitos.

Há pouco menos de um mês, o Município confirmou o primeiro caso autóctone (quando a doença é contraída dentro da cidade) de dengue de 2022. Schroeder contabiliza 11 focos positivos do mosquito transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika.

A secretária municipal de Saúde, Ingrit Eli Roweder, destaca que é preciso atenção da comunidade, pois a situação é delicada em todos o estado de Santa Catarina. Ela pede que a população receba os agentes comunitários e de endemias, que repassam as orientações para evitar a proliferação do Aedes.

“Nossos agentes estão trabalhando bastante na questão da prevenção, e a gente solicita que os nossos munícipes continuem cuidado cada um do seu pátio, não deixando lixo acumulado, água parada, para que não tenhamos mais casos”, salienta Ingrit.

PROTEJA SUA FAMÍLIA

A melhor forma de se prevenir contra a Dengue é o combate e eliminação ao mosquito transmissor. O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros, caixas d’água e até tampinhas de garrafas.

Diferente do que se acredita, o mosquito não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios.