Inverno: Saúde convoca população a ampliar imunização contra a gripe em Schroeder
A gripe é uma das doenças que mais se propaga quando as baixas temperaturas atingem o Sul do país. Em ambientes com pouca circulação de ar, os vírus se instalam e tendem a se espalhar rapidamente. Portanto, é necessário aproveitar o período de vacinação contra o vírus influenza e aumentar a proteção da família.
O Boletim Epidemiológico nº 7 de 2022 de Vigilância da Influenza do Estado de Santa Catarina, atualizado em 23 de abril, indica que 41,5% dos casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) confirmados por influenza acometem pessoas com mais de 60 anos.
O mesmo levantamento ressalta que uma das principais medidas preventivas é a vacina anual contra influenza, distribuída gratuitamente para os idosos e outros públicos, como crianças, gestantes e puérperas.
Em Schroeder, na primeira etapa da vacinação contra a gripe, em abril, somente 38,4% dos idosos se vacinaram. Isso indica que o público considerado mais vulnerável à doença – com idade superior a 60 anos – ainda não aderiu totalmente à campanha.
“A gente está com adesão bem baixa do nosso público-alvo, o que impacta na nossa meta de 95%. Temos a vacina, as técnicas estão aguardando nas unidades de saúde para vacinar crianças, idosos, gestantes, profissionais da saúde, professores e todo o público indicado nesta etapa”, aponta a secretária de Saúde, Ingrit Eli Roweder.
O Estado de Santa Catarina não deve atingir a meta de vacinação neste ano, embora grande parte das pessoas tenha direito a receber a dose de forma gratuita. Para atingir o restante do público, as entidades que representam a indústria e comércio vêm mobilizando os trabalhadores.
Dos 135 casos de SRAG por influenza notificados até 23 de abril em SC, 26 evoluíram para óbito. Desses, 42% das mortes atingiram pessoas com mais de 80 anos, 26,9% de pessoas entre 70 e 79 anos, 7,7% de pessoas com 60 a 69 anos e 11,5% de pessoas na faixa etária 50-59 anos.
A partir do dia 3, a vacina será liberada gratuitamente para todos, conforme as doses disponíveis.