Mata Atlântica: Schroeder, Corupá e Jaraguá do Sul trabalham na criação do Portal do Itapocu

A Gestão Municipal de Schroeder, por meio das Diretoria de Turismo e Agricultura, esteve representada no encontro com coordenadores da Rede de Portais da Grande Reserva Mata Atlântica, nesta quinta-feira (7), em Jaraguá do Sul.

A visita deu início às tratativas para criação do Portal Itapocu, envolvendo os municípios de Schroeder, Corupá e Jaraguá do Sul.

O diretor de Turismo de Schroeder, Adilson Pommerening, explica que a Rede busca o desenvolvimento turístico da Mata Atlântica nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

A intenção é gerar o desenvolvimento sustentável e econômico, por meio do turismo, sem prejudicar o ecossistema.

“A ideia é acelerar o processo, aproveitando essas áreas para criar um corredor para cicloturismo, caminhadas, entre Rio do Júlio, Manso, divulgando aquilo que nós ainda temos da Mata Atlântica”, diz.

O grupo participou de visitas técnicas ao Parque Malwee, Pico Malwee, Parque Natural Municipal Morro dos Stinguem – onde foram recepcionados pelo biólogo da Fujama, Christian Raboch, que apresentou o trabalho realizado no local.

À tarde, os participantes conheceram o Parque da Inovação, no bairro Três Rios do Sul. A visita terminou com uma oficina de trabalho no Centro de Inovação – Novale Hub.

“Tratamos sobre a identificação do nosso portal e estamos nos esforçando para colocar o projeto em prática o quanto antes”, destaca Adilson.

Para a diretora de Agricultura de Schroeder, Somira Hackbarth Kasmirski, fazer parte da equipe que conduz os trabalhos do corredor da grande reserva da mata Atlântica que Schroeder e região estão incluídas é um privilégio.

“Juntos poderemos usufruir deste benefício da natureza com a exploração e preservação desta riqueza que Deus nos deu”, pontua.