Novo foco do Aedes aegypti é localizado em Schroeder, totalizando sete em 2021

Nesta quarta-feira (15), foi detectado um novo foco do mosquito Aedes aegypti no bairro Centro-Norte, nas imediações da rua Palmiro Gneipel, em Schroeder.

Este é o sétimo foco localizado na cidade em 2021. Anteriormente, as áreas pontuadas foram: 2 focos em Schroeder I, 1 no Centro e 3 no bairro Sossego.

“Pedimos à população desta área [Centro-Norte] que intensifique as medidas de prevenção a novos focos, e orientamos que os moradores desta região e proximidades irão receber a visita do agente de endemias nos próximos dias para orientação e coleta de material se necessário.

Pedimos a colaboração de todos, só assim manteremos nossa cidade livre da dengue”, ressalta a secretária de Saúde, Ingrit Eli Roweder.

O novo foco foi localizado em uma das armadilhas monitoradas pela Vigilância Epidemiológica. Conforme explica a técnica em enfermagem Lucia Kersten Brühmuller, as armadilhas são colocadas em forma de malha em regiões estratégicas, com cobertura de 90% da área urbana.

“Esses locais são monitorados semanalmente, e mais pontos estratégicos são avaliados a cada 15 dias. Nestas armadilhas e pontos estratégicos, são coletadas larvas de mosquitos para análise”, explica Lucia. O setor também realiza um trabalho de coleta de entulhos e pneus.

O Aedes aegypti é responsável pela transmissão de doenças como dengue, febre amarela, zika vírus e chikungunya. O mosquito se prolifera em água parada e tem hábitos urbanos.