Alunos do CEIM Girassol constroem ‘árvore de lixo’ para incentivar descarte correto de materiais
Os alunos do Centro de Educação Infantil Municipal Girassol construíram uma “árvore de lixo” em trabalho sobre o tema “Intervenção da natureza”. A decisão foi tomada após observarem o descarte incorreto de materiais recicláveis nas vias públicas e terrenos.
O assunto foi abordado pelas professoras de Arte Priscila Barbosa Amorim de Oliveira e Marlize Zanela Hesse que, primeiramente, apresentaram às crianças algumas obras do artista schroedense Juliano Jahn.
Entre as obras, estão as esferas de podas de árvores e cogumelos, que conscientizam sobre o cuidado com a natureza e a contaminação do solo.
As professoras e os alunos realizaram passeios nas ruas circunvizinhas do CEIM Girassol para observar os cuidados com a natureza pela área. As crianças perceberam que havia lixo no chão e nos terrenos por onde passaram.
“Esse fato despertou o senso crítico e, por isso, resolveram construir uma ‘árvore de lixo’ com embalagens diversas, em forma de protesto”, explicam as professoras.
A árvore foi exposta em frente ao CEIM, para sensibilizar as pessoas para o descarte consciente dos materiais. “Para que cenas como as presenciadas pelas crianças sejam cada vez menos comuns”, complementam.