Escolas municipais desenvolvem atividades alusivas ao Dia da Árvore em Schroeder
Nesta terça-feira (21), é celebrado o Dia da Árvore, data importante para lembrar de como as árvores são fundamentais para a vida na Terra. A preservação da vegetação é, também, vital para o turismo, já que as belezas naturais são atrativas na hora de escolher um destino para visitar.
Em Schroeder, o símbolo dessa natureza abundante é, sem dúvidas, a figueira centenária localizada no bairro Rancho Bom. E foi a partir dessa árvore que surgiu uma série de atividades para a semana, propostas pelo Conselho Municipal de Turismo de Schroeder (ComTur), presidido por Diossana Zelfeld.
Entretanto, como a Pandemia da Covid-19 ainda requer uma série de cuidados, a programação ficou restrita às escolas municipais. Conforme o diretor de Turismo de Schroeder, Adilson Pommerening, a secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt, deu o aval para que as escolas desenvolvessem ações na Semana do Dia da Árvore, que teve início nesta segunda-feira (20) e vai até sábado (25).
“O setor de Turismo cedeu o vídeo do documentário da figueira centenária, que tem 13 minutos. E aí vale a criatividade do professor e da direção da escola, em fazer atividades que façam as crianças lembrar como é importante a preservação das árvores e do meio ambiente”, destaca Pommerening.
Com isso, segundo o diretor de Turismo, o vídeo da figueira centenária de Schroeder também passa a ser divulgado em âmbito escolar. O material ainda não recebeu ampla divulgação porque o Município ainda está em tratativas com a família para liberação do acesso aos turistas, já que a figueira está localizada em propriedade particular.
“Estamos aguardando uma resposta da família para, futuramente, termos um projeto e abrirmos um acesso à árvore”, comenta.
Para Adilson, é importante que, no momento, as crianças conheçam a história da árvore centenária que já passou por três gerações e percebam como a figueira é grandiosa e ainda está com toda a energia de viver por muitos anos ainda.
Outras atividades estavam programadas, como um passeio com público da terceira idade até a figueira, mas foram adiadas. A intenção é fazer um pedal com poucas pessoas, mas o evento ainda será confirmado.