Ao celebrar o Dia do Estudante, Secretaria de Educação de Schroeder apresenta realizações e futuros investimentos

Nesta quarta-feira (11) é celebrado o Dia do Estudante no Brasil. A data, sugerida em 1927, homenageia o centenário de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país, em 11 de agosto de 1827, por Dom Pedro I.

A valorização do estudante, assim como da Educação como um todo, passa por políticas públicas. Planejar as ações e investimentos do setor e responder de forma rápida aos grandes desafios, como a pandemia da Covid-19, são exemplos dessas atitudes, que visam o bem comum.

“Incansavelmente, trabalhamos para garantir um espaço educador de afeto, conhecimento e amor para que nossas crianças e adolescentes cresçam e se desenvolvam com autonomia. Feliz dia do estudante”, celebra a secretária municipal de Educação e Cultura, Armelinda Walz Schmitt.

Em Schroeder, onde 1.727 alunos estão matriculados no ensino fundamental e 1.033 alunos na educação infantil, a Rede Municipal de Educação realizou uma série de investimentos no primeiro semestre, estruturando e equipando as escolas, dando mais conforto aos alunos, professores, direção e demais colaboradores.

A secretária cita a aquisição e manutenção dos aparelhos de ar-condicionado em todas as escolas, aquisição de produtos de copa e cozinha (eletrodomésticos, geladeiras, prateleiras, máquina de lavar roupa) e de móveis (mesas, armários, cadeiras) para as escolas, além da manutenção de calhas em todas as escolas, prevenindo problemas futuros de alagamentos, infiltrações, entre outros.

Houve, ainda, a construção da quadra coberta na Escola Municipal Frida Hein Krause, aquisição de uniforme para os serventes e auxiliares e de apostilas de estudos e agendas para os alunos. Com a pandemia, a Pasta registrou aumento do consumo de material de limpeza e expediente e, portanto, vem mantendo as unidades escolares bem abastecidas.

“Sabemos que há muito a fazer em todas as escolas, mas iremos realizar o trabalho, neste segundo semestre, conforme a nossa lista de prioridades neste momento”, ressalta a secretária.

A Secretaria de Educação elencou os seguintes investimentos:

·         Reforma e ampliação no CEIM Cristiane Ines Zerbin: construção de salas de aula, refeitório, cozinha nova, direção. Adequações no prédio antigo.

·         Na Escola M. Prof. Santos Tomaselli: ampliação de sala de aula, sala de depósito, sala de AEE e uma cozinha para servidores.

·         Construção de mais uma sala de aula no Jardim I. Abelhinha Feliz.

·         Aquisição de um terreno ao lado da Escola M. Rui Barbosa.

·         Mobília da creche em Itoupava e a construção do muro.

·         Investir em câmeras de monitoramento nas salas de aula em todas as escolas, por questão de segurança.

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

Neste primeiro semestre, Schroeder inaugurou o primeiro polo de Atendimento Educacional Especializado, na Escola Municipal Professor Emílio da Silva. A expectativa é abrir mais polos na Escola Municipal Professora Clarice Jacobi, na Escola Municipal Professor Santos Tomaselli e na Escola Municipal Frida Hein Krause, de acordo com a demanda e a realidade de cada unidade escolar.

“A professora Tereza está realizando um trabalho maravilhoso com os alunos. Hoje, atende 27 alunos no contraturno. A orientadora Joelma e a psicopedagoga Lenira acompanham todo esse trabalho na Educação Especial, assim como acompanham as anamneses realizadas com as famílias”, destaca Armelinda, referindo-se ao trabalho realizado na Escola Emílio da Silva.