Gestão de Schroeder participa de reunião de prefeitos da Amvali

Os prefeitos da região do Vale do Itapocu se reuniram na manhã desta quarta-feira (23), no Centro de Inovação de Jaraguá do Sul. O encontro promovido pela Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) contou com a presença do prefeito de Schroeder, Felipe Voigt, do vice-prefeito, Lauro Tomczak, e do secretário de Planejamento, Gestão e Finanças, Denilson Weiss.

A chefe de Gabinete de Jaraguá do Sul, Emanuela Wolff, fez a introdução à reunião, comentando sobre as pautas. O secretário de Saúde de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti, explanou sobre a atual situação do setor na região. Em seguida, foi a vez do prefeito Antídio Lunelli falar sobre política.

“Os prefeitos devem estar conectados com os movimentos que Jaraguá vem fazendo, porque esses movimentos devem acontecer em conjunto”, ressaltou Emanuela.

Prefeitos pedem a reabertura da Regional da Saúde

Dentre os assuntos tratados na reunião, a discussão sobre a criação de uma Regional da Saúde em Jaraguá do Sul, para abranger os municípios da microrregião, semelhante a que já existia e que foi extinta pelo Governo do Estado, no início da gestão atual.

A Amvali elaborou um ofício que será encaminhado ao secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, solicitando a recomposição da 17ª Regional de Saúde da Região da Amvali.

No documento assinado pelo presidente da Associação, Clezio José Fortunato (prefeito de São João do Itaperiú), a entidade considera a importância de um atendimento na área da saúde com qualidade a toda a população, e, também, levando a necessidade da Regional devido às ações de combate à pandemia.

“Tendo como municípios Polo, Jaraguá do Sul, sede dos dois hospitais que já atendem a nossa população e que com a composição desta regional de saúde se tornará ainda mais forte e com um atendimento de qualidade”, menciona o ofício.

Com a Regional em funcionamento será possível buscar novos credenciamentos para os hospitais junto ao Ministério da Saúde e melhorar ainda mais os serviços à população. É o caso da cardiologia, uma especialidade em que os municípios são atendidos por Joinville ou Mafra.