Projetos interdisciplinares proporcionam novas experiências de aprendizado a alunos de Schroeder
Os alunos do terceiro anos da Escola Municipal Professora Sarita Beck Rezende, têm em sua grade escolar uma série de projetos interdisciplinares, que proporcionam aos pequenos a troca de experiências e conhecimento em diversos temas. A ação é resultado de uma parceria entre as professoras Alvinice Hadlich Fritzen, Gabriele Aparecida Ferreira, Jordana Prestini Leitzke e Edeltraud Schulz da Rosa, que resultou em três projetos. Confira:
Lidando com meus sentimentos: o projeto nasceu durante as aulas de Ensino Religioso e da percepção de quanto os sentimentos das crianças podem afetar tanto no aprendizado, quanto no comportamento e rotina. O objetivo é mostrar aos pequenos de forma lúdica, as diversas formas de administrar os sentimentos positivos e negativos. Algumas atividades foram desenvolvidas também nas aulas de Artes, através da produção fotográfica “pseudo medo” e com a construção do “cofre dos medos”, onde em ato simbólico, os estudantes guardaram em um recipiente os seus principais medos em forma de palavras. A ideia é que o “cofre” permaneça fechado para que tais sentimentos não façam parte do dia a dia escolar.
Solo e ervas medicinais: além de proporcionar aos alunos o contato com a terra, cuidados e plantio das ervas medicinais, o projeto, desenvolvido na disciplina de Ciências, aborda os benefícios das plantas para a saúde. Já na disciplina de Alemão, os nomes dos chás foram abordados, com direito à degustação.
Momento família: todo fim de semana um aluno da turma, escolhido pela ordem de chamada, tem o desafio de produzir um texto e ilustração com o tema livre. Esse trabalho é desenvolvido junto com a família. No início da semana, o texto é lido para a turma.