Contribuintes de Schroeder podem destinar parte do Imposto de Renda para auxiliar crianças e adolescentes
Quem recebeu mais de R$28.559,70 em 2017, tem até o dia 30 de abril deste ano para entregar a declaração do Imposto de Renda. Os contribuintes obrigados a declarar o IR podem destinar parte do valor pago para o Fundo da Infância e Adolescência de Schroeder (FIA), mecanismo captador de recursos financeiros que é gerido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
O valor arrecadado é destinado ao financiamento das ações já realizadas pelo conselho, que garantem os direitos das crianças e dos adolescentes. Para realizar a doação, o contribuinte deve optar pela declaração do tipo completa. No modelo simplificado, não é possível fazer a destinação ao Fundo. O limite para a doação é de 6% do imposto devido nos casos de Pessoa Física e 1% para Pessoa Jurídica.
Além disso, para efetivar a doação, o contribuinte deverá colocar a conta bancária do FIA de Schroeder na hora de preencher a declaração: CNPJ: 18.797.875/0001-21, Banco do Brasil – agência 5410-0 e conta corrente 7071-8. Depois disso, é só imprimir a DARF e efetuar o pagamento. “O contribuinte pode escolher o que fazer com parte do IR devido, e doando ao FIA, por exemplo, o imposto pago fica no município e é transformado em ação”, explica a diretora de assistência social de Schroeder, Daiane Wolf.