Alunos resgatam brincadeiras antigas no CEIM Ezélia Correia Lombardi

No intuito de resgatar as brincadeiras que nossos pais e avós brincavam quando crianças e que hoje não são tão comuns, a Professora Giane Sardanha, Professora de Educação Física/Movimento do Centro de Educação Infantil Municipal Ezélia Correia Lombardi, trabalhou, durante o mês de setembro, o Projeto Resgate das Brincadeira Antigas com as turmas de Berçários e Maternais. O propósito do projeto foi também de ampliar o repertório de brincadeiras, despertar o interesse por brinquedos e brincadeiras antigas, confeccionar brinquedos com materiais diversos, incentivar a brincadeira ao ar livre aprimorando o desenvolvimento da motricidade e despertar a curiosidade pela cultura regional/familiar.

O motivo que fez a Professora Giane trabalhar o tema foi que “Com o grande avanço da tecnologia, as crianças estão brincando cada vez menos, sendo assim, computadores, vídeo games, celulares, tablets estão ganhando espaço. Se eu fizer um teste em nosso CEIM, entregando um celular para as crianças, elas irão manuseá-lo sem dificuldade. Mas e se eu entregar uma pipa para eles, eles saberão para que serve? E um pião? Sabemos que regatar essas brincadeiras antigas são uma forma de ampliar o universo lúdico e cultural das nossas crianças, além de promover a interação com outras gerações. Pensando nisso que resolvi colocar em prática este projeto. Dificilmente vemos crianças brincando das mesmas coisas que os pais ou avós, brincadeiras saudáveis, onde eles mesmos confeccionavam seus brinquedos e criavam suas regras”.

O projeto aconteceu em parceria com os pais, onde foram entregues pesquisas sobre brincadeiras antigas e confecção de brinquedos antigos, além de apresentação de pipa, pião, dança da cadeira, estátua, passa anel, cantigas de roda, entre outros.

A Professora agradece a colaboração dos pais, auxiliares de sala, demais Professoras e Direção pelo empenho e colaboração para com o Projeto.