Campanha de coleta de medicamentos vencidos bate recorde de recolhimento
A Secretaria de Saúde de Schroeder, que desde o mês de junho realiza a campanha de descarte de medicamentos vencidos, comemora o sucesso da iniciativa. De acordo com a pasta, em pouco mais de 45 dias de vigência da ação, já foram recolhidos mais de 80 quilos de medicamentos vencidos ou inutilizados por paciente do município. Esse montante representa um aumento de 106,2% na quantidade recolhida mensalmente pela Secretaria.
A iniciativa visa conscientizar os moradores sobre o uso correto dos medicamentos e também incentivar o descarte adequado aos remédios vencidos. O recolhimento desses medicamentos é feito nas Unidades Básicas de Saúde ou podem ser entregues pelos moradores, diretamente aos Agentes Comunitários de Saúde.
Todos os medicamentos descartados serão armazenados na Farmácia Central da Unidade Básica de Saúde. O material químico é recolhido, quinzenalmente por uma empresa especializada em descarte de lixo industrial e resíduos hospitalares.
Descarte incorreto é prejudicial ao meio ambiente
Remédios vencidos não devem ser descartados diretamente no lixo comum. Como são produtos químicos, eles podem causar impacto ambiental, principalmente se entrarem em contato com recursos hídricos.O descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água que bebemos.