270 crianças se formam no PROERD de Schroeder

Na noite de ontem, o Ginásio de Esportes Alfredo Pasold ficou cheio com a presença das 270 crianças que se formaram no PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), desenvolvido pela Polícia Militar. O prefeito Osvaldo e o vice Adriano também participaram do evento entregando as lembranças, o leão Daren.

Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como base o DARE. (Drug Abuse Resistance Education), e foi criado pela Professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los AngelesEUA, em 1983. Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos, e em 58 países.

No Brasil ele chegou em 1992 através da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, sendo que desde 2002 se encontra em todos os Estados brasileiros.

A história do Proerd em Santa Catarina não possuía nenhum relato formal até o ano de 2009 quando o cadete PM André Sclichting, ao realizar seu trabalho de conclusão de curso no Curso de Formação de Oficiais (CFO) decidiu pedir apoio a Coordenadoria Estadual. (SCHLICHTING, 2009) Com o apoio da coordenadoria do programa resolveu-se documentar tais informações e se buscou junto aos pioneiros como havia sido o início de tudo. Então, o que será apresentado a seguir se trata de um resumo de todas as informações extraídas das entrevistas e conversas feitas, anexas como Apêndices A e B.

O programa em Santa Catarina teve início quando ao retornar de uma reunião do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG), o Cel PM Claudio José de Barros, então comandante de policiamento do interior (CPI), solicitou ao tenente coronel PM Bernardino Carlos Franco Mota, comandante do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que indicasse três policiais, sendo duas praças graduadas e um oficial subalterno, para participarem de um Curso de Capacitação na cidade de São Paulo – SP, no mês de março de 1998, para trabalharem, em princípio, no combate às drogas em escolas.

Diante do solicitado, foram selecionados, na época, o 3º sargento PM Cláudio Fernando Wolff, o 2º tenente PM Otávio Manoel Ferreira Filho, o e o 3º sargento PM Alcione Donizete Mota.