Schroeder Unida Contra o Mosquito
A Prefeitura de Schroeder, através da Secretaria de Saúde, está desenvolvendo desde o início do ano a campanha “Schroeder Unida Contra o Mosquito”.
Uma equipe de profissionais da Saúde composta por enfermeira, agentes comunitárias, agente de endemias, além de funcionários da Secretaria de Obras, percorrem todas as quartas e sextas-feiras residências de todas as localidades do município para repassar orientações sobre o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Segundo a enfermeira Cristiane Pacheco de Lima, da unidade básica de saúde do Centro, além das informações, um caminhão também passa recolhendo pneus velhos e entulhos, possíveis criadouros de mosquitos. “ O principal objetivo é conscientizar a população sobre os riscos que o mosquito representa e sobre a importância de evitar possíveis criadouros do mosquito”, completa.
Ela explica ainda que os entulhos recolhidos são levados para o aterro da Serrana, no Bairro Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul. Já os pneus vão para a empresa Planeta, em Barra Velha, todos com o destino correto. A quantidade de material recolhido é expressiva: 8570 kg de pneus e 12.080 kg de entulhos até o momento.
Cristiane afirma ainda que uma fitinha de identificação é deixada na casa visitada com o intuito de facilitar o trabalho. “ Assim conseguimos identificar as residências que já visitamos. Vale ressaltar ainda que no momento a campanha segue próximo a antiga Marisol e até julho todos os bairros devem ser visitados”, finaliza.
Como eliminar os criadouros do mosquito:
– Bloqueie o cano de sustentação da antena parabólica para que não acumule água em seu interior;
-Mantenha as calhas para água da chuva desentupidas;
-Mantenha a caixa d’água com a tampa completamente vedada. Retire a água acumulada na laje;
-Elimine qualquer objeto que possa acumular água, como as partes de garrafas de vidro utilizadas em cima de muros;
-Lave com escova os potes de comida e de água dos animais uma vez por semana, no mínimo;
-Troque, semanalmente, a água dos vasos com plantas aquáticas e lave a parte interna do vaso com escova;
-Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana. Utilizar uma capa como cobertura não impede os focos do mosquito;
-Coloque latas, tampas de garrafas, cascas de ovos e outras embalagens vazias em sacos plásticos bem fechados antes de descartá-los. Mantenha-os fora de alcance de animais até o recolhimento. Mantenha os ralos desentupidos;
-Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar coloque areia até a borda;
– Guarde pneus velhos e objetos que possam acumular água em locais secos e abrigados da chuva.