Procon de Schroeder apresenta balanço
O Procon de Schroeder divulgou nesta semana, relatório referente ao ano de 2014. Foram 1.323 atendimentos realizados, uma média de 110 atendimentos por mês.
Segundo a diretora do Procon de Schroeder, Nadiete Marcilio Feuser, de toda essa demanda registrada no ano passado, apenas 22 atendimentos necessitaram de Processo Administrativo (Audiências). “Esse procedimento é realizado quando não há êxito na tentativa preliminar no atendimento com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)”, explica.
Já o cadastro de atendimentos de 2014 contém 1323 reclamações contra 220 fornecedores, sendo 43% do volume referente a Serviços Essenciais (Água/Esgoto, Energia Elétrica, Telefonia (Fixa, Móvel)), 25% se referem a Produtos e 19% se referem a Assuntos Financeiros.
Entre os dez assuntos mais reclamados destaca-se o de Telefonia Fixa com 369 atendimentos. “Além disso, os principais problemas enfrentados pelos consumidores foi a cobrança indevido-abusiva e o produto com problemas”, completa.
Média acompanha cenário nacional
As Fundações de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de todo o País receberam 2.490.769 reclamações no ano passado, uma média de 206 mil consumidores atendidos por mês. Houve um aumento em relação ao ano anterior – quando foram feitos 2.481.958 atendimentos – e é 22,6% maior do que em 2012.
Os dados fazem parte do Boletim do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) 2014, documento que reúne informações sobre as demandas dos consumidores apresentadas aos Procons integrados.
Por setores, a telefonia fixa e a telefone celular foram os assuntos mais demandados, 9,8% e 9,5%, respectivamente. Em seguida, aparecem os bancos (7%) e cartão de crédito (6,5%). A grande maioria dos problemas apresentados diz respeito à cobrança (35,6%). Problemas na oferta (17,7%) e vício ou má qualidade de produto ou serviço (15,6%) vêm em seguida na lista de reclamações.
A líder entre as empresas com mais reclamações entre as companhias de telecomunicações foi a Oi. Entre os bancos, o Itaú foi o campeão de reclamações. Além destes, Ponto Frio, Casas Bahia e Extra estão no topo da lista do varejo. Já na indústria, a Samsung é a que mais teve reclamações.
Portal consumidor.gov
Na plataforma consumidor.gov.br, foram registrados 50 mil atendimentos. Atualmente a plataforma conta com 52 mil usuários cadastrados e 228 empresas credenciadas. O consumidor.gov.br é um serviço público para solução alternativa de conflitos de consumo na internet.