Amanhã, dia 18 de maio, marca o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Em Schroeder, a Gestão Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e das equipes do CRAS e CREAS, mobilizam-se para divulgar a campanha “Faça Bonito” à comunidade.

A secretária de Assistência Social e Habitação, Dulcinéia Mara Fischer, explica que “a data serve para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Nossa luta é para garantir às crianças e adolescentes o direito a se desenvolver livres do abuso e da exploração sexual”.

Para o prefeito Lauro Tomczak, o alerta é de extrema importância, visto que esses são crimes comuns no país e aparecem constantemente nos registros da região. “Precisamos denunciar. Nossa comunidade não deve se calar diante da violência sexual contra crianças e adolescentes, que devem crescer protegidos e amparados”, enfatiza o prefeito.

Em casos de qualquer suspeita, as denúncias devem ser feitas pelo Disque 100 ou Conselho Tutelar, no telefone 33740489.

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. A chamada “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes” pede à sociedade que assuma a responsabilidade na proteção à infância.