Saúde mental: CAPS Schroeder dá início aos atendimentos
Nesta segunda-feira (14), Schroeder deu início aos atendimentos em saúde mental no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial). A nova estrutura, localizada na Rua Leana Voigt n° 80, no Centro, está preparada para receber pacientes de todas as idades.
De acordo com a secretária de Saúde, Ingrit Eli Roweder, as pessoas que já contavam com o serviço nas unidades básicas de saúde agora terão um local específico para acolhimento e encaminhamento a especialistas conforme necessidade.
“Esses pacientes continuam passando pela triagem nas unidades básicas e, a partir de hoje, serão conduzidos para o CAPS. A gente inicia os trabalhos com uma equipe mínima e vai ampliando conforme a necessidade”, ressalta.
Para o prefeito Lauro Tomczak, essa é mais uma importante conquista para a saúde do município.
“Contamos com uma equipe formada por enfermeiro(a), técnico(a) em enfermagem, psicólogo(a) e médico(a), que vai verificar caso a caso. Assim, poderemos prestar um serviço ainda melhor aos usuários”, enfatiza.
Em todo o país, os Centros de Atenção Psicossocial são instituições que visam à substituição dos hospitais psiquiátricos e de seus métodos para cuidar de afecções psiquiátricas.
Os CAPS são destinados ao atendimento de pessoas com sofrimento mental grave, incluindo aquele decorrente do uso de álcool e outras drogas, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.