Schroeder promove Simpósio Regional de Turismo nesta quinta (11)

Nesta quinta-feira (11), Schroeder promove o Simpósio Regional de Turismo, realização da ACIAS (Associação Empresarial de Schroeder), com apoio da Prefeitura Municipal e da AMVALI (Associação dos Municípios do Vale do Itapocu).

Estarão representados os municípios de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.

De acordo com a diretora de Turismo da ACIAS, Diossana Zelfeld, todas as cidades envolvidas têm representação da iniciativa pública e privada. Isso acontece porque ambas as forças precisam andar alinhadas e equilibradas.

Para ela, é preciso que as esferas pública e privada enxerguem a importância do setor para o desenvolvimento da cidade. “Esse momento de pandemia que a gente viveu mostra que a união faz a força. Abraçar a causa a nível regional, com todos os municípios participando, é essencial”, aponta.

O objetivo do evento, comenta, é reunir os fomentadores dessa grande força motriz que é o turismo em um espaço para troca de informações e conhecimento.

“Depois de dois anos em stand by, onde a área de turismo levou um balde de água fria, ele será a grande engrenagem nessa retomada pós-pandemia – que é o que eu espero que a gente esteja vivenciando nesse momento”, ressalta a diretora.

Diossana diz que todos os municípios sentiram o impacto que o setor sofreu e, portanto, foi aberto esse espaço de palestras e painéis para discussão de possibilidades de valorização sociocultural, ambiental e econômica. Ela enfatiza que o turismo gira exatamente em cima desse tripé.

A abertura do seminário terá um painel sobre os desafios e oportunidades que a pandemia trouxe ao turismo, a partir das 9h45. Uma dessas oportunidades, segundo Diossana, é o cicloturismo, pois a natureza e o cenário rural vêm ganhando destaque. A ideia do painel é fortalecer o setor de forma regionalizada.

O diretor municipal de Turismo, Adilson Pommerening, destaca que todos os interessados podem participar, especialmente os envolvidos com o setor, como os lojistas, proprietários de espaços gastronômicos, pesque-pagues e outros empreendimentos. A inscrição é gratuita. O número de participantes é limitado.

“Nós temos pessoas realmente capacitadas que vão falar, é uma grande oportunidade”, afirma Adilson.

Confira a programação e os participantes das palestras e painéis no anexo.