Escolas municipais de Schroeder realizam diversas atividades voltadas à preservação da natureza
Diversas atividades voltadas à proteção da natureza foram realizadas nas unidades escolares municipais de Schroeder entre os dias 20 e 24 de setembro. A Semana da Árvore foi projetada para conscientizar as crianças sobre os cuidados com a natureza e do impacto da ausência de vegetação na vida de todos.
No CEIM Girassol, as professoras Lilia Renkaveski e Cleonice Delmaschio, do Berçário I, mostraram aos alunos a importância de amar a natureza e explicaram o sentido do Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, data próxima ao início da primavera.
“Além de preservar e comemorar a existência das nossas árvores, comemoramos pela existência de toda a natureza. Ensinar as crianças a amá-la é um passo muito importante para preservar o futuro do nosso planeta”, destacam as professoras.
Já a Escola Castro Alves realizou homenagem cívica comemorando a data. Junto aos professores Harildo, Cátia e Thiely, os alunos plantaram mudas frutíferas e descobriram um pouco mais sobre as sementes, os cuidados e a importância de preservar o meio ambiente.
Com o objetivo de mostrar o impacto do homem no meio ambiente, suas ações e consequências, levando à reflexão sobre suas atitudes, a professora Jaqueline Modrock, da Escola Professor Emílio da Silva, criou junto às turmas do 6º ano a exposição “Retratos do Hoje”.
Usando técnicas de pintura com tinta guache, colagem e canetinha, os alunos criaram produções artísticas impressionistas. Os estudantes se inspiraram em obras de Monet e de Bansky para desenvolver suas próprias pinturas.
Por sua vez, a Escola Rui Barbosa também caprichou na atividade voltada ao tema, levando elementos naturais para os trabalhos artísticos confeccionados pelos alunos.
E, por fim, as professoras Andréia Welter e Ivanete Barbosa, da CEIM Primeiros Passos, realizaram uma atividade com o intuito de aprimorar a coordenação motora fina através da pintura com cotonete. Com muita interação, elas trabalharam a importância das árvores na vida de todos com as crianças.