Município de Schroeder e Associação Hospitalar São José celebram convênio para gestão da UPA
Na tarde desta quinta-feira (16), foi formalizado o convênio entre o Município de Schroeder e a Associação Hospitalar São José, que passa a gerir a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) da cidade a partir do dia 25 de setembro. O ato aconteceu no Gabinete do Prefeito Felipe Voigt, e contou com a presença de parte da equipe de governo.
O procurador municipal, Daniel de Mello Massimino, conduziu a solenidade. Conforme explicou, a partir da assinatura do convênio, o São José passa a fazer a gestão junto à Redeh, até dia 25.
“Para que nós tenhamos uma transição bastante tranquila entre as duas gestões, de modo que a população não perceba nenhum prejuízo para o andamento das atividades no pronto-atendimento”, destacou.
O convênio assinado foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde e Câmara de Vereadores de Schroeder.
O prefeito Felipe agradeceu ao diretor do Hospital São José, Mauricio José Souto-Maior, por acreditar na proposta – no desafio que o Município tem frente à saúde. “E dizer que é uma alegria muito grande poder contar com todos vocês [equipe de governo, Conselho de Saúde, vereadores e HSJ] para cuidar dessa sementinha que está sendo plantada”, ressaltou o prefeito.
Voigt também agradeceu ao Instituto Redeh, pelo serviço prestado à cidade, e lembrou que o São José é referência na região. Segundo ele, o novo convênio possibilitará melhoria no atendimento à população, com mais qualidade, praticidade e maior proximidade com o hospital.
Para a secretária municipal de Saúde, Ingrit Roweder, o trabalho de transparência realizado em Jaraguá do Sul pelo Hospital São José, já de longa data, indica que Schroeder vai contar com a mesma qualidade no atendimento.
“Os nossos pacientes do município que foram referenciados para lá sempre foram bem atendidos, então temos certeza de que o hospital fará um bom trabalho aqui”, destaca.
LIVRE TRÂNSITO
O diretor do HSJ ressalta que a iniciativa visa a prestação de um serviço mais eficaz à comunidade regional, com livre trânsito. “A ideia é somar, é facilitar, fazer com que os processos aconteçam de maneira mais tranquila, para que a gente possa dar apoio para a comunidade de Schroeder e, a longo prazo, desafogar os serviços do hospital. A gente consegue fazer com que aqueles pacientes que vão para o hospital sejam os casos mais graves e que vão de maneira mais rápida, mais assertiva”, declara Maurício.
O plano é melhorar gradativamente os processos de diagnóstico e deixar os processos mais rápidos, segundo o diretor. Futuramente, será verificada a possibilidade de passar a realizar pequenos procedimentos cirúrgicos na UPA, evitando deslocamentos desnecessários.
Também estiveram presentes à cerimônia o vice-prefeito, Lauro Tomczak, o presidente da Câmara de Vereadores, Ildemar Zoz, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jerri Luciano Klabunde, a chefe de Gabinete, Sônia Sirlene Zoz, o secretário de gestão e finanças, Denilson Weiss e vereadores.
ATENDIMENTO
Na UPA, o HSJ dará sequência ao trabalho de classificação de risco já realizado em Jaraguá do Sul, priorizando o atendimento de urgência.
Uma das propostas futuras, de acordo com Ingrit, é a implantação do protocolo de referência e contrarreferência. “Assim, os médicos das unidades básicas de saúde terão referência dos relatos do paciente em consulta, motivos que o levaram a retornar à unidade, quem ele deverá procurar”, explica.
A implantação do protocolo deve facilitar o acesso do paciente ao atendimento especializado. “No serviço de urgência, ele terá o atendimento do momento. Se houver necessidade de um especialista, voltará à unidade básica para agendamento de consulta e, após a consulta, será encaminhado ao profissional e exames”, diz.
Câmara de Vereadores repassa R$ 400 mil para equipar a UPA à Prefeitura de Schroeder
A Câmara de Vereadores repassou R$ 400 mil à Prefeitura de Schroeder. A devolução de parte do orçamento destinado à Casa aconteceu durante a cerimônia de assinatura do convênio entre o Município de Schroeder e a Associação Hospitalar São José.
O prefeito Felipe Voigt destacou a seriedade com que Executivo e Legislativo tratam as demandas do Município, buscando unir forças para melhorar cada vez mais o atendimento à população.
“É gratificante perceber que temos esse entendimento de que o que importa é fazer o melhor pela nossa cidade. Agradeço aos vereadores que decidiram fazer esse repasse tão importante nesse momento”, enfatiza.
Geralmente, a sobra do orçamento retorna à Prefeitura no fim do ano. Entretanto, os vereadores optaram por antecipar a devolução em razão da necessidade de equipar o Pronto-atendimento.