Pesquisa servirá como base para o Plano Municipal de Cultura de Schroeder

O setor de Cultura, juntamente ao Conselho Municipal de Cultura de Schroeder, lançou pesquisa de diagnóstico da cultura local. Esta é a primeira etapa para a construção do Plano Municipal de Cultura, que será realizado em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) e o Sebrae.

A diretora de Cultura, Neiva Lúcia Plantikow, explica que o plano é um instrumento de gestão municipal de cultura e se caracteriza como ferramenta de planejamento das ações nesta área.

Neiva ressalta que a participação da comunidade é essencial, pois “a cultura não acontece só no departamento de cultura do município, ela acontece nas famílias com seus saberes, nos bairros, nas comunidades com suas tradições, suas festas, nas sociedades culturais, na sua arquitetura, enfim, a cultura acontece de modo geral e é tudo aquilo que expressamos e sabemos”.

O diagnóstico da situação da cultura local norteia as necessidades e prioridades a serem trabalhadas no plano. Serão contempladas: diretrizes, objetivos gerais e específicos, metas, ações, prazos de execução e indicadores de resultados para acompanhamento, que irão nortear os rumos da política de cultura em uma perspectiva de dez anos.

Através desse plano, que deverá ser alinhado aos planos nacional e estadual, o município de Schroeder consegue pactuar recursos que vão beneficiar exclusivamente o setor de cultura de acordo com suas especificidades e necessidades, sendo instrumento de políticas públicas para o desenvolvimento regional.

“A participação de cada morador é fundamental nessa primeira etapa”, aponta a diretora de Cultura.

A pesquisa pode ser respondida através do link: https://forms.gle/3CiZRHdhrQu6Gxch9