Mais de 1,2 mil pessoas foram atendidas pelo Procon de Schroeder em 2017

            O Procon de Schroeder divulgou nesta terça-feira (13/2), o balanço dos atendimentos realizados ao longo do último ano. Em 2017, 1.273 pessoas registraram alguma reclamação junto ao órgão de defesa do consumidor. Os resultados, segundo a diretora do Procon, Nadiete Marcílio, são positivos. “De toda a demanda registrada, apenas 56 casos necessitaram de processo administrativo, ou seja, audiência. Esse procedimento é realizado quando não há êxito na tentativa preliminar no atendimento junto ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)”, explica.

            Das 56 audiências realizadas, 12 reclamações foram solucionadas através de acordo e 32 não tiveram êxito e os consumidores foram orientados a seguir judicialmente. Nove audiências foram canceladas, já que obtiveram acordo antes da data e três estão agendadas para 2018. O setor que mais teve reclamações em 2017 foi o de serviços essenciais, como água, esgoto, energia elétrica e telefonia (fixa e móvel), totalizando 46% dos atendimentos. 24% da demanda está relacionada à assuntos financeiros e 17% são referentes à compra ou garantia de produtos. Ao todo, 257 fornecedores diferentes foram citados.