Horta Comunitária rende bons frutos em Schroeder

Com o intuito de incentivar uma alimentação mais saudável e o contato com a terra, acontece em Schroeder, o projeto “Horta Comunitária Social”. A ação é desenvolvida desde o mês de maio pela Secretaria de Assistência Social em parceria com a Epagri e Entidade Pastoral do Bem.

É um projeto piloto no Município. A Prefeitura Municipal disponibilizou um terreno de 150m², ao lado da unidade de Saúde do Rio Hern, com o objetivo de beneficiar dez famílias que recebem atendimento da Secretaria.

A diretora de Assistência Social, Daiane Wolf, explica que a proposta inicial é trabalhar com dez canteiros, ou seja, um canteiro sob responsabilidade de cada família inserida. Aos poucos, o número de famílias beneficiadas deve aumentar. “ Estamos felizes com os resultados e a evolução dos canteiros. Certamente, um projeto que vai se fortalecer ainda mais”, completa.

As famílias também participam de reuniões e recebem toda a orientação necessária para os cuidados e plantio. Entre os benefícios do “Horta Comunitária Social” estão a redução dos gastos mensais com alimentação, propiciando a partilha comunitária, além de estimular o contato com a terra e a produção de hortaliças. Também estimula a autonomia das famílias, fomenta o cooperativismo e resgata, junto à comunidade, o hábito de produção de alimentos para autoconsumo.