Defesa Civil de Schroeder lista recomendações

As tempestades dos últimos dias assustaram a maioria dos catarinenses. Segundo a diretoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Schroeder, Tania Dantas, diante de uma ocorrência de desastre, é imprescindível o indivíduo assumir pequenas atitudes que colaboram para a sua própria segurança.

Acatar as recomendações em caso de tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes é uma delas:

– Proteja-se em local abrigado, longe de placas, árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos;

– Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio;

– Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se: o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Entenda os fenômenos

Desastres naturais:  são catástrofes que ocorrem quando um evento perigoso, tal como inundação, vulcanismo, terremoto, furacão e movimentos de massa, é deflagrado causando danos à propriedade ou fazendo grande número de vítimas. No Brasil, os desastres naturais que causam maiores danos são os movimentos de massa e as inundações.

-Movimentos de massa são rupturas de solo/rocha que incluem os escorregamentos, as corridas de detritos/lama e as quedas de blocos de rocha. Podem ser naturais ou induzidos pela ação do homem. As causas são diversas e decorrentes, principalmente, das características naturais dos terrenos. Muitas vezes, porém, os acidentes em encostas são provocados por hábitos do dia-a-dia, e pela forma de ocupação que a própria população encontra para a construção de suas moradias.

As inundações são, também, fenômenos naturais. A ocupação de áreas inadequadas, tais como leito e margens de rios, pode resultar em sérios danos materiais e perdas de vidas.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.