Dia das Crianças: atenção na hora de comprar o presente
Comprar presente para crianças pode parecer uma tarefa fácil, mas na prática há vários pontos que precisam ser considerados. Confira algumas dicas listadas pelo Procon de Schroeder:
Faixa etária
Antes de pensar no presente, considere a idade da criança. Os produtos têm indicações de faixa etárias diferentes que devem ser seguidas tanto por questões de segurança quanto por questões educativas.
Segurança
Outra medida é verificar se o brinquedo tem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Essa certificação é obrigatória e garante que o produto passou por testes de segurança. O selo pode vir impresso, em etiqueta adesiva na embalagem ou afixada ao próprio produto em etiquetas de pano ou papel, como no caso das pelúcias.
Mas o selo do Inmetro não é o único critério a ser observado em termos de segurança. Avaliar as características dos produtos é fundamental para proteger os pequenos de acidentes. Mesmo se o item for reconhecido no mercado, fique atento à presença de tinta e de peças pequenas, pontiagudas e cortantes.
Caso ache necessário, peça ao vendedor que abra a embalagem para observar as condições do produto. Ler o manual de instruções do produto e é uma medida importante para garantir que o presente não se transforme em dor de cabeça depois.
Compra online
Muitos consumidores optam por realizar a compra do presente do Dia das Crianças pela internet, telefone ou catálogos. Nesses casos, como não é possível ver o produto antes e avaliar os aspectos de segurança, por exemplo, o consumidor pode desistir da compra. O Código de Defesa do Consumidor garante o direito de arrependimento, ou seja, é possível cancelar a compra sem custo em até sete dias após realizá-la ou do recebimento da mercadoria.
Antes de comprar pela web é importante verificar se a loja é confiável. Procure empresas conhecidas ou indicadas por amigos. É importante observar se o site possui canais de contato, se informa o CNPJ e endereço, entre outras informações.
Produtos importados
No caso de compra em sites estrangeiros, não se deve levar em conta somente o preço do produto. É preciso considerar também outras taxas como o custo do frete e dos impostos incidentes sobre importações.
Além disso, verifique se a empresa tem representantes no Brasil. Só assim poderá contar com assistência técnica e reclamar mais facilmente caso o produto apresente defeito.