Bracinho receberá Posto de Saúde

Pela primeira vez a localidade do Bracinho, em Schroeder, contará com um Posto de Saúde. A obra já foi licitada e a ordem de serviço deve ser entregue nos próximos dias. Segundo o secretário de Saúde, Orlando Tecilla, a previsão é que até o mês de setembro o novo Posto já esteja em funcionamento.

De acordo com Tecilla, o objetivo é suprir as necessidades dos moradores daquela região que precisam se deslocar até o ESF 4 (Estratégia Saúde da Família), no Centro-Norte, para receber atendimento. “ Vamos construir esta unidade e trazer a equipe do ESF 4 para atender a população. Também já temos os móveis necessários e assim que a obra estiver pronta, o funcionamento será imediato”, garante.

O novo Posto de Saúde terá investimento aproximado de R$ 340 mil, destes, R$ 280 mil do Governo do Estado e o restante da Prefeitura Municipal. A obra terá cerca de 253 m² com amplo espaço.

A equipe será a mesma que atende no ESF 4 composta por: um médico, uma enfermeira, duas técnicas em enfermagem e uma recepcionista. Conforme o secretário, a ideia é agregar ainda mais o atendimento. “ Aos poucos vamos acrescentar dentista, dispensário de remédios, entre outros”, finaliza.

Descentralização dos atendimentos da Saúde

Para o prefeito de Schroeder, Osvaldo Jurck, a descentralização dos trabalhos da Saúde no município é uma das principais preocupações da atual Administração. Isso porque, além de levar o atendimento mais próximo dos munícipes, o novo Posto de Saúde também irá melhorar o atendimento no Centro-Norte, já que a procura, consequentemente, será menor naquela região. “ São investimentos como este que melhoram a qualidade do trabalho desenvolvido em Schroeder”, completa

Em 2015, a Prefeitura Municipal também inaugurou o Posto de Saúde do Rio Hern, construído próximo ao Centro de Educação Infantil Cristiane Zerbin. A obra de 302,63 m2 de área construída teve o valor de investimento de aproximadamente R$ 453 mil.