Schroeder tem projeto inovador na área de Educação Física
Com o intuito de tornar as aulas de Educação Física mais atrativas, além de despertar a conscientização ambiental nos alunos, a Escola Municipal Clarice Lange Jacobi de Schroeder está desenvolvendo o projeto “Jogos de mesa: o movimento e a socialização na escola”.
Desenvolvido pelo profissional de Educação Física, Junior Marcos Farias, o projeto atende cerca de 220 alunos das turmas de 1º ao 5º ano. Consiste em contribuir para o processo de evolução corporal e mental dos alunos utilizando diversas modalidade de jogos de mesa, além do xadrez e dama.
Um exemplo, segundo Farias, é a sinuca que explora a noção espacial, coordenação viso motora, equilíbrio, raciocínio lógico, entre outros.
Já para colocar o projeto em prática foi necessário a colaboração dos alunos, além de muita criatividade. Carteiras que não eram mais utilizadas na escola serviram para jogos com cartas, tábuas viraram mesas de disco, sinuca e pebolim. Materiais reciclados que estavam acondicionados no depósito também foram utilizados.
Metade de uma garrafa pet, por exemplo, foi transformada em caçapa para a mesa de sinuca. Além disso, pedaços de madeira transformaram-se em batentes, cabos de vassoura em tacos de sinuca, cano de PVC substituíram a barra de ferro que serve para a sustentação dos bonequinhos no Pebolim, entre muitos outros itens.
Segundo o professor Junior Marcos Farias, o projeto foi fundamental para o desenvolvimento da disciplina, organização e socialização dos alunos, além da conscientização por parte dos pais que apoiaram a ideia e contribuíram para o fortalecimento da atividade física como um meio de valorizar a saúde e desenvolvimento corporal.