Campanha de Vacinação atinge meta em Schroeder
A Prefeitura de Schroeder, através da Secretaria de Saúde, informa que a Campanha de Vacinação contra a Hepatite B para adultos atingiu a expectativa no município. Segundo a Técnica de Enfermagem, Lucia Kersten Brumuller, de 27 de julho a 31 de julho, foram vacinadas 319 pessoas.
Ela lembra que esta é uma vacina de rotina e continua a disposição nas unidades de saúde de Schroeder. “ Quem não conseguiu receber a vacina durante a campanha pode procurar as unidades, lembrando que quem tem registrado em carteirinha que já recebeu as três doses não precisa receber a vacina novamente”, explica.
A Hepatite é uma inflamação do fígado, geralmente causada por vírus, mas que também pode ser provocada pelo abuso de bebida alcoólica e por reação a algum medicamento. É uma doença silenciosa, que nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Por isso a importância do diagnóstico precoce.
A Hepatite B é transmitida pelo sangue e/ou nas relações sexuais sem preservativo. É possível pegar a doença por meio do compartilhamento de objetos como agulhas e seringas, lâminas de barbear, materiais cirúrgicos e odontológicos, materiais de manicure sem adequada esterilização ou por meio de materiais para confecção de tatuagens e colocação de piercings.