Campanha de vacinação é prorrogada
A Prefeitura Municipal de Schroeder, através da Secretaria de Saúde, informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada até o dia 5 de junho. A campanha, que iniciou no dia 4 de maio, acabaria na última sexta-feira, dia 22, mas devido ao não atingimento das metas, teve de ser prorrogada.
Devem comparecer nos postos as gestantes em qualquer fase de gravidez, idosos com 60 anos ou mais e as crianças de seis meses a menores de cinco anos. Também serão vacinadas as puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, portadores de doenças crônicas e os presos e funcionários do sistema prisional.
O objetivo da campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população-alvo para a vacinação. A meta da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina é imunizar 80% dos 1.561.033 catarinenses que integram a população-alvo da campanha. Para isto, em todo o Estado, cerca de 6,7 mil profissionais estão atuando em mais de 1,7 mil postos, onde a vacinação é oferecida gratuitamente.
Sobre a vacina
Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, é fundamental realizar a imunização no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. O período de maior circulação da gripe vai de final de maio a agosto.
A vacina não é recomendada para pessoas com alergia ao ovo, pois é usada na sua fabricação, e que já tiveram reação anafilática ou alérgica à vacina.