Prefeitos da AMVALI visitaram a Fundação 25 de Julho em Joinville

Prefeitos da AMVALI visitaram a Fundação 25 de Julho em Joinville

O presidente da AMVALI, prefeito Lauro Fröhlich juntamente com os prefeitos Luiz Carlos Tamanini (Corupá) e Osvaldo Jurck (Schroeder) visitaram ontem (28) a Fundação 25 de Julho, em Joinville.%u3000 O objetivo foi acompanhar e verificar como está o andamento da pesquisa sobre o maruim. No local foram recebidas pelo presidente da Fundação 25 de Julho, Valério Schiochet e o biólogo Luiz Américo de Souza.

O maruim, além de ser vetor de doenças, causa dermatoses decorrentes das picadas, que provocam coceiras, vermelhidão e feridas na pele. É também um grande incômodo para a população, sendo considerado uma praga nas casas, escolas, campo e áreas urbanas devido à alta densidade encontrada nestes locais.

Luiz Américo diz que a metodologia que está sendo utilizada na pesquisa é a captura por caixa de eclosão, com os substratos prováveis para oviposição e nutrição das espécies (cepo de banana apodrecido, mangue, grama de jardim, dejetos de aves, bovinos e suínos); a captura de fêmeas vivas para oviposição nos terrários; a utilização do melhor substrato para criatório; e o monitoramento de ovos e larvas para observar-se a cadeia alimentar por meio de estereomicroscópio com fotografias e filmagens.

Outros métodos de controle que estão sendo utilizados são através do controle com aves (galinha e patos) que auxiliam a combater o ciclo de ovos dos insetos; e através do isolamento do talo da banana após colheita do cacho. Luiz Américo acrescenta que "a pesquisa agora está na fase de criar o maruim em cativeiro para descobrir o ciclo de vida e o principal predador que sumiu do processo".

Os prefeitos também aproveitaram para conhecer o Centro de Treinamento da Epagri de Joinville – Centreville.