Segurança escolar: Educação reúne gestores e APPs para falar sobre ações implementadas e estratégias em Schroeder

A Prefeitura de Schroeder, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu reunião com a presença dos gestores educacionais e da Associação dos Pais e Professores (APP), na noite desta quinta-feira (13), para tratar sobre a segurança nas escolas.

Conforme a secretária de Educação Armelinda Walz Schmitt, o objetivo da reunião foi buscar alternativas que visem o bem-estar e a segurança de todos os estudantes e profissionais que atuam nas escolas.

Segundo ela, algumas ações já foram implementadas, como portões eletrônicos com trava de segurança, estruturas metálicas e grades para muros de proteção, instalação e manutenção de câmeras de segurança nas unidades.

“Diante das ações já executadas, preza-se ainda pelas orientações permanentes aos estudantes, profissionais e famílias de não compartilhar mensagens não oficiais para evitar a disseminação de fake news; e a criação do grupo de Whatsapp com todos os gestores das escolas e Polícia Militar”, enfatizou.

De acordo com o comandante da PM de Schroeder, 2° sargento Diego Ferrão, o objetivo do grupo “Escola Protegida” é criar uma estratégia de protocolo que está sendo construído para verificar informações sobre possíveis ameaças a estudantes e profissionais.

“Toda a comunidade deve ficar atenta para situações de risco, buscando estratégias coerentes, simples e eficazes para se proteger.”

Implementação de protocolos

Durante a reunião, Armelinda explanou que está em construção um protocolo que envolverá a família, escola e o governo.

Além disso, os presidentes de APPs juntamente com os diretores de escolas receberão um formulário para registrar sugestões visando aumentar a segurança em cada unidade.

“Outra ação será a implementação do protocolo “Fugir, esconder e lutar”, que prevê formação e orientação em cada escola junto à Polícia Militar.”

O prefeito Felipe Voigt, que estava presente na reunião, disse que o governo e a secretaria de Educação estão buscando alternativas seguras e coerentes para o ambiente escolar junto com as famílias e a Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (Amvali), analisando todos os aspectos antes de qualquer ação implantada.

“A administração fará o que for necessário para aumentar a segurança nas escolas”, afirmou ele, complementando que será preciso rever as contas do município para prever o investimento no serviço de vigilância.

Além do prefeito Felipe Voigt e da secretária de Educação do município Armelinda Walz Schmitt, também participaram da reunião o vice-prefeito Lauro Tomczak, o presidente da Câmara de Vereadores Manoel Ednilson Burgardt, secretários municipais da Prefeitura e vereadores de Schroeder, equipe técnica administrativa e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e imprensa local.

Nesta sexta-feira (14), está prevista outra reunião para discutir a questão das viagens de estudo, entrada dos pais no ambiente escolar e eventos da APP.

Ações já executadas pelo setor de Educação de Schroeder:

– Portões eletrônicos com trava de segurança;

– Estruturas metálicas e grades para muro e de proteção no CEIM Girassol e na EM Profª Clarice Lange Jacobi;

– Muro e cerca no CEIM Isabella Gomes dos Santos;

– Instalação de portão próximo ao ginásio na EM Prof. Santos Tomaselli;

– Instalação de cerca nova no Jardim de Infância Abelhinha Feliz;

– Muro novo na Escola Municipal Profa Sarita Beck Rezende;

– Muro lateral no Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho;

– Muro lateral no CEIM Ezelia Correia Lombardi;

– Instalação de cercas e portões no CEIM Cristiane Inês Zerbin, no CEIM Primeiros Passos e no Jardim de Infância Pingo de Gente;

– Instalação de portões de grade nas portas das salas, conforme necessidade, especialmente em turmas de Berçários e Maternais, em CEIMs e Jardins de Infância;

– Instalação e manutenção de câmeras de segurança nas unidades escolares, de acordo com a Resolução n.º 2, de 31 de março de 2023, do Conselho Municipal de Educação de Schroeder;

– Criação e aprovação da Resolução nº 3/COMED de 10 de junho de 2022 que define Diretrizes para a entrada e saída dos estudantes em dias de efetivo trabalho escolar nas Unidades Escolares da Rede Pública Municipal de Ensino de Schroeder.