Com vasta programação de eventos e diversos projetos executados, 2022 foi especial para a Cultura de Schroeder

O ano de 2022 foi especial para o setor de Cultura de Schroeder, com uma vasta programação de eventos e diversos projetos desenvolvidos no município. A avaliação é da diretora da pasta, Neiva Lucia Plantikow.

A Prefeitura de Schroeder, por meio da diretoria de Cultura, concluiu o Plano Municipal de Cultura, criou fanfarras em parceria com a Secretaria da Educação, adquiriu 40 instrumentos e contratou um professor e um estagiário na área da música.

Para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, foram realizados três seminários com participação da comunidade.

Também foi criado o Grupo de Teatro Adulto e houve a aprovação dos projetos Schroeder Mais Arte Brincando e Schroeder Mais Arte Encenando, pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), através do FIA (Fundo para a Infância e Adolescência).

Projetos executados

Para Neiva, uma das grandes ações deste ano foi a retomada da realização do Grandioso Auto de Natal, apresentado pelo Grupo de Teatro Adulto de Schroeder. “É um evento que culmina no dia do Auto, mas que existe muito trabalho do grupo durante o ano todo na preparação do espetáculo com a formação do elenco”, explica.

Na avaliação de Neiva, os projetos Biblioteca Aberta, com contações de histórias em um sábado por mês, e Bibliotecando na Rua, foram verdadeiros sucessos.

“No total foram 2.477 empréstimos de livro e 629 de revistas de quadrinhos. Também foram atendidas 800 pessoas para agendamentos de RG e título de eleitor. A Biblioteca participou com o projeto Baú Literário no mês literário da Escola Estadual Luiz Delfino”, acrescenta.

O setor realizou projetos de musicalização nas escolas Profº Emílio Silva, Santos Tomaselli e Frida Hein Krause. A Banda dos Bombeiros e a Banda Municipal também participaram desta formação. Ao todo, foram 131 alunos durante o ano de 2022, 18 apresentações fora do município, inclusive o grupo de musicalização do Prof. Junior conquistou o 1º lugar na categoria instrumento no Festival Cultural do Vale, que aconteceu em Massaranduba.

“Em 7 de setembro, no Ginásio de Esportes Alfredo Pasold, os grupos de fanfarras e bandas deram um show durante o ato cívico, mostrando o belo trabalho realizado pelos professores e alunos”, afirma a diretora.

O projeto do grupo folclórico Schroederland, com o professor Rudinei Schroeder, teve a participação de 72 dançarinos, divididos em 4 grupos. Foram 34 apresentações neste ano, inclusive comemorando 30 anos de existência com um café cultural no dia 8 de outubro.

Os projetos de Musicalização Infantil, com 34 alunos em Schroeder I, e o projeto de teatro, com 24 adolescentes no centro, iniciaram as atividades em setembro e terão continuidade até agosto do ano que vem. Ambos são financiados pelo FIA.

O Centro de Memória recebeu cerca de 300 crianças por meio do projeto Conhecendo Schroeder. Foram realizadas 590 visitas guiadas e o espaço esteve aberto durante algumas programações como feiras e eventos na praça.

Demais eventos e ações da diretoria de Cultura em 2022

– Comemoração da Páscoa, na decoração e oficina de casquinhas;

– Contação de Histórias nas escolas – 14 vezes

– Schröders Rock Festival

– Fórum de Cultura em Ibirama

– Assembleia do CONGESC – Florianópolis

– Festival da Canção de Schroeder

– Feira Alemã na Praça

– Festival Cultural do Vale, onde foram conquistados o 1º e 2º lugar na categoria canção adulto, 2º lugar canção infantil, 1º lugar instrumento categoria infantil e 1º lugar categoria dança infantil.

– Reuniões do Colegiado de Cultura da AMVALI como presidente do colegiado.

– Foram recebidos três espetáculos de fora por meio do programa de descentralização da Cultura no Estado de SC: corpo de Baile de Pomerode, Tugúrio de Chapecó e o Patinho Feio de Jaraguá do Sul.

Avaliação

O ano foi de muito trabalho para o setor de Cultura de Schroeder, pois com a diminuição das restrições contra Covid-19, muitos eventos aconteceram e a população participou ativamente.

“A cultura teve muito apoio da administração municipal, do prefeito Felipe e do vice Lauro, bem como da secretária de Educação Armelinda Walz Schmitt. Também trabalhamos em parceria com o diretor Adilson Pommrening, do setor de Turismo”, afirma Neiva.

A pasta foi desvinculada da Secretaria da Educação, passando a ser Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer. “Acreditamos que teremos maior autonomia para realizar nossas ações em 2023. Agradecemos a todos que nos ajudaram a fazer de Schroeder um lugar melhor e é com este intuito que seguiremos realizando e desenvolvendo nosso trabalho na Cultura do Municipio”, finaliza.

Planos e projetos para o futuro

– Buscar a aprovação do Plano Municipal de Cultura e começar a execução das metas estipuladas, principalmente o resgate da cultura nas formas dos saberes e fazeres. Buscar formas de financiamento para custear equipamento de cultura, espaço físico para realizações de cursos e apresentações culturais.

– Para a área da música, o setor pretende ampliar para mais escolas os projetos de musicalização e fanfarras. Para isso, serão necessários a compra de mais instrumentos e a contratação de mais profissionais em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

– Revitalizar a Banda Municipal, com novos instrumentos e uniformes, e trabalhar para viabilizar ajuda de custos a esses músicos que fazem um trabalho incrível de forma voluntária.

– Buscar recursos para a reforma do Centro de Memória (Casa Jahn).

– Revitalizar a Biblioteca Municipal Cruz e Souza.

– Contratar uma pessoa para trabalhar na área do Patrimônio Cultural de Schroeder e dar andamento na questão da proteção de imóveis de interesse de preservação.

– Disponibilizar espaço físico, para que os alunos possam fazer uso de bolsas de estudo da SCAR em Schroeder na área de música, artes visuais e teatro.

– Realizar o Festival de Rock, o Festival da Canção e a Schroederfest 2023

O setor de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura Esportes e Lazer é formada pela seguinte equipe: diretora Neiva Lucia Plantikow, maestro Carlos Roberto Eggert Junior, professor de música Junior Denker, professor de Folclore Rudinei Schroeder, e as assessoras de Cultura Francieli T. Cascaes e Silvana dos Santos.