Schroeder avança com obras de pavimentação e mobilidade urbana em diversos bairros
O desenvolvimento de uma cidade é pautado, especialmente, pelo seu potencial de mobilidade urbana. O incessante ir e vir com agilidade nos deslocamentos representa mais qualidade de vida, especialmente se o trânsito flui com segurança.
Investir em pavimentação é essencial para que crianças cheguem à escola, cargas encontrem o seu destino, trabalhadores atendam as atividades diárias e imóveis sejam valorizados. Neste sentido, Schroeder vem passando por uma revolução para chegar aos 58 anos com perspectiva de muito mais crescimento.
Na última semana, o prefeito Felipe Voigt se reuniu com moradores da Rua Guilherme Ristau, no Bairro Schroeder I, para tratar sobre nova obra de pavimentação. Com investimento de R$ 521.313,28, será feita a colocação de paver na via (extensão de 245,40m), trabalho que já foi iniciado pela Construtora Schroeder e Schmidt LTDA.
“É mais um trabalho que está sendo iniciado, ao mesmo tempo em que outras importantes pavimentações estão sendo concluídas”, declarou.
Semanalmente, o prefeito circula pelas obras, conversa com os moradores e confere o trabalho executado. Há poucos dias, acompanhado do vice-prefeito, Lauro Tomczak, ele esteve nas ruas Maria Guesser e Guilherme Daren, no Bairro Schroeder 1; Osvaldo Kanzler (já concluída), no Bairro Rio Hern; Alberto Zanella (que recebeu camada asfáltica e aguarda acabamentos), que passa pelo Centro-Leste e Rio Hern; Germano Müller, no Bairro Centro-Norte; Duque de Caxias (que também recebeu a camada asfáltica) e Santa Catarina, no Bairro Sossego.
Os projetos se encontram em diferentes fases, mas todos estão em andamento, seja recebendo camadas de asfalto ou paver, ou já passando por pintura e sinalização.
“Cada rua que a gente consegue fazer, a gente vê a felicidade das pessoas. São obras que contemplam moradores de vários bairros, mas que beneficiam toda a comunidade. Estamos sempre em busca de recursos para melhorar nossa infraestrutura. Chegamos a quase R$ 40 milhões, investidos em diversas áreas, e que nos possibilitaram muitas obras de pavimentação, construção e ampliação”, aponta o prefeito.
O vice, Lauro, diz que a interação com os moradores é fundamental nesse trabalho, pois é preciso entender as necessidades da comunidade e buscar, junto com a equipe de governo e os parceiros da Administração, soluções que impactem positivamente a comunidade schroedense.
NOVA REALIDADE
Para Wellington Lima dos Santos, que reside na Rua Guilherme Daren, mesmo que a obra ainda esteja em andamento, as mudanças já são sentidas pelos moradores. “Antes não dava nem para subir e, agora, depois das chuvas, escoa bem a água e melhorou muito”, afirma.
Em outro ponto da cidade, na Rua Osvaldo Kanzler, já asfaltada e sinalizada, o aposentado Hélio Toliotti aproveitava o tempo firme para embelezar o condomínio onde adquiriu um apartamento. O trabalho voluntário de pintar as grades da entrada do imóvel é sua forma de contribuir com a nova cara da via.
Na Rua Germano Müller, onde a empresa responsável pela obra fazia a sinalização da via, um morador promovia melhoria no telhado de uma residência.
“Em cada uma dessas ruas, vemos os moradores empenhados em melhorar suas casas, porque a pavimentação muda tudo, acaba com a poeira, com os buracos e com a necessidade constante do trabalho de patrolamento. Estamos investindo em qualidade de vida”, destaca Lauro.
As novas obras, como a da Rua Santa Catarina, estão de acordo com projetos modernizados, que preveem rede pluvial nas laterais e não no meio da rua.
“A diferença é que nós estamos levando para cada lado da rua, na calçada, para evitar mexer no asfalto em caso de vazamento. Se romper alguma coisa, abre-se a calçada no paver, depois coloca de volta e não fica o asfalto estourado. É um investimento que estamos fazendo pensando já no futuro e que vai representar mais economia e menos transtorno”, explica o prefeito Felipe.
MOTIVAÇÃO
Todas essas mudanças e investimentos fazem parte do plano de crescimento para Schroeder. No entanto, esse projeto não foi feito de um dia para o outro, mas pela experiência de quem conhece a cidade e trabalha por ela há muitos anos.
Como cidadão, morador, empresário e prefeito, Felipe Voigt afirma sentir orgulho do município que chega aos 58 anos de emancipação.
“Eu agradeço a todas as entidades por onde passei, sociedades de clubes, de igrejas, de escolas, Associação dos Bananicultores, ACIAS, atuei como vereador e como prefeito, então, desde os 18 anos estou envolvido e vi a cidade crescer, alavancada pela agricultura e pelas empresas que aqui se instalaram. Como prefeito, me sinto orgulhoso de fazer parte dessa história”, pontua.
“Estou muito feliz pela população que temos aqui, que é ordeira, trabalhadora e faz as coisas acontecerem. Isso me motiva a buscar cada vez mais recursos para fazer um trabalho de melhor qualidade. A gente tem as melhores intenções e provamos isso já nos anos em que estou envolvido na comunidade. Parabéns aos nossos munícipes que têm contribuído com a nossa cidade, porque é dessa forma que nossos filhos terão uma cidade melhor para morar”, completa o prefeito.