Noticias de Schroeder

Terceira ponte entre Schroeder e Jaraguá já tem projeto pronto

Schroeder – A Ethos Serviços Técnicos Ltda., empresa contratada pela Amvali, entregou na sexta-feira para a Prefeitura de Schroeder o projeto da terceira ponte de ligação com Jaraguá do Sul, com 148 metros de extensão por 17 metros de largura. O projeto será apresentado esta semana aos técnicos da Prefeitura de Jaraguá do Sul que deve dividir os custos com Schroeder.
O engenheiro civil Alberto Marcatto mostrou os detalhes da ponte e os estudos hidrológicos feitos para dimensionar a futura obra. Nos dois lados existe a necessidade de desapropriações. No lado de Schroeder a entrada será pela Rua Cristina Bauer, acima da Menegotti, ligando com Jaraguá do Sul na Estrada Itapocuzinho.
No município vizinho, o acesso é mais longo, segundo o projeto apresentado. Já existe estudo ambiental para requerer as licenças, de acordo com Beto Marcatto. Com o projeto as municipalidades poderão iniciar as conversações com os proprietários dos imóveis, como também as tratativas para a busca de recursos.
Para o prefeito Osvaldo Jurck, ter o projeto já é um grande avanço. “É o início de uma obra importante e necessária para os dois municípios. A terceira ponte ligando com Jaraguá vai ajudar também Schroeder a se desenvolver pela opção de mais uma entrada e saída. Vamos conversar com o prefeito Dieter para ver os próximos passos que serão dados”, explicou.


====================

Ponte provisória possibilita passagem na Trindade

Schroeder – Existe uma passagem provisória para cruzar o rio na divisa entre Schroeder e Jaraguá do Sul, à jusante da Ponte Trindade construída no final de semana com troncos de eucalipto que permite um caminhão ou veículo por vez. Equipes das Prefeituras trabalhavam intensamente na sexta-feira para possibilitar a construção da ponte provisória com 17 metros de vão, o que, para o prefeito Osvaldo Jurck, trouxe alívio e reduziu a pressão da comunidade que por diversas vezes protestou pela demora da reforma e interdição.
A Ponte Trindade foi interditada em dezembro de 2012 quando um dos pilares cedeu. Foram necessários estudos para verificar a possibilidade de recuperação da obra de arte que foi iniciada em junto e interrompida semana depois.
O motivo foi que uma empresa terceirizada pela Construrio para fazer o reforço dos pilares considerou a obra insegura. Além disso, o procedimento que seria adotado poderia comprometer ainda mais a estrutura. A alternativa inicial acabou abandonada e optada por outra, que será iniciada esta semana.
De acordo com o secretário de Obras, Rudibert Tank, serão implantadas estacas metálicas em torno dos pilares, inclusive naquele não danificado. São 24 estacas metálicas em cada pilar. O pilar que rebaixou será “macaqueado” para voltar ao padrão original que garanta a sua sustentabilidade e estabilidade.
A expectativa agora é que dê tudo certo. O tempo previsto de trabalho de recuperação é de 60 dias, mas tudo dependerá o clima e do volume de água do rio.

 

===========================================

Sistema pavimentação comunitária tem obras em quatro vias públicas

Quatro vias públicas estão recebendo obras para pavimentação. Foram contratadas empresas especializadas para execução – com fornecimento de mão-de-obra, materiais e equipamentos – serviços preliminares, drenagem, terraplenagem, serviços complementares e sinalização viária da pavimentação asfáltica das Ruas Professora Nilza Küster, Luiza Maske, Guilherme Zastrow e Guilherme Bauer.
A Rua Nilza Küster fica em Schroeder I e passa em frente ao posto de saúde, com área total de 815m2 (81,5 m lineares), com custo de R$ 95,7 mil. Localizada no Centro-Norte, a Rua Luiza Maske soma 2.050 m2 (205 mil lineares) e o custo de contratação é de R$ 249,1 mil. Também no Centro-Norte, a Rua Guilherme Zastrow (onde fica a nova praça) terá asfalto em trecho de 2.721,50 m2 (250 m lineares).
A Rua Guilherme Bauer também está sendo preparada para receber asfalto num trecho de 250 metros (2.743 m2). Em 90 dias todas estarão concluídas, segundo a previsão, livrando os moradores e circulantes do pó e da lama. São obras do programa de pavimentação comunitária, ou seja, de parceria entre os lindeiros e a Prefeitura, com a participação do Fundosocial Estadual e Ministério das Cidades/Caixa Econômica.

RIO HERN – No Rio Hern, as obras do posto de saúde avançam. Está em fase de colocação de piso e obras complementares. A parte externa também se encontra em obras.


================================

Programação dos cinquenta anos do município divulgada

Schroeder – Uma série de eventos que antecedem a data do aniversário de emancipação político-administrativa fará parte da programação do cinquentenário do município de Schroeder. Começa no dia 28 de agosto, quinta-feira, no salão da Comunidade Igreja da Paz, com o lançamento oficial da festividade e exposição “Um olhar no passado” e para o dia 30, no pavilhão da Comunidade Santo Antônio, a 2ª Macarronada Cultural do Schroederland Volkstanzgruppe e lançamento do grupo folclórico adulto.
No dia 7 de setembro, domingo, às 8h30min, ato cívico defronte a Prefeitura e na sequência o desfile. No dia 10 de setembro a realização do Projeto Cidadania Rural e de 25 a 29 de setembro, na ARE Vitória, a realização do Campeonato Brasileiro Master de Bolão bola 23 cm. De 27 a 29 de setembro, o 10º Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras.
Três de outubro é o dia em que Schroeder completa meio século como município. Às 6h haverá alvorada festiva e badalar dos sinos das igrejas e durante o dia, no Complexo Esportivo Municipal, torneio esportivo entre empresas nas modalidades de futebol suíço e bocha. Depois do almoço haverá a Tarde da Sabedoria da Terceira Idade, momento de Ação de Graças e distribuição do bolo de aniversário.
No dia 4, pela manhã, Schroeder em Movimento, atividades ao encargo do Sesc na Rua Paulo Jahn, com teatro, brinquedos infláveis, banda e outros. No dia, também, encontro de jipeiros e trilheiros e depois do almoço, tarde dançante. Na programação consta, igualmente, às 14h30min, desfile festivo, às 17h o Criança em Dança, às 19h45min show pirotécnico que encerra as festividades do cinquentenário.


======================================


Fórum vai estruturar o Sistema Municipal de Cultura no sábado

O Município de Schroeder por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esportes e Lazer realiza no sábado (23), o 1º Fórum Municipal de Cultura que tem como objetivo a estruturação do Sistema Municipal de Cultura (SMC). O evento começa às 8h30min no auditório do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social), ao lado da Associação Empresarial de Schroeder. Na pauta, a implantação do Sistema Municipal de Cultura (SMC), criação do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC) e eleição dos Conselheiros Municipais de Cultura.
O secretário Maykel Roberto Laube e a coordenadora geral do Fórum, Neiva Lúcia Plantikow, estão convocando todas as sociedades de tiro e bolão, associações constituídas, grupos étnicos, professores, músicos, artesãos, poetas, escritores, artistas plásticos, artistas cênicos, artistas gráficos, comunicadores, dançarinos e demais entidades para participar. Segundo eles, independendente de convite recebido, todos podem participar e ajudar a eleger a representação junto ao Conselho Municip-al de Políticas Culturais e para a formalização da implantação do Sistema Municipal de Cultura. A historiadora Sílvia Toassi Kita, coordenadora do Arquivo Histórico Eugênio Victor Schmöckel, de Jaraguá do Sul, fará uma palestra no dia.

 

=======================================


Campanha contra a paralisia infantil será em novembro

Schroeder – No período de 8 a 28 de novembro será realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil juntamente com a vacinação contra o sarampo. Para intensificar a prevenção e o combate às doenças, terá dois dias “D” – 8 e 22 de novembro – de forma a facilitar o acesso às vacinas.
A responsável pela imunização da unidade de saúde central de Schroeder, Lúcia Brümüller, explica que no período será realizada a campanha contra a poliomielite, sarampo e a multivacinação, ou seja, as crianças a partir dos seis meses até quatro anos 11 meses e 29 dias devem ser encaminhadas aos postos de vacinação com a caderneta, para verificar se todas as vacinas estão em dia.
Em caso de atraso, além das vacinas contra a paralisia e sarampo, elas tomarão as que faltam para completar o esquema vacinal de rotina. Lúcia lembra que na segunda quinzena de setembro começa a aplicação da segunda dose da vacina contra o HPV (Papilomavírus humano), direcionada a meninas de 11 a 13 anos.
O HPV é a principal causa de câncer de colo de útero. A campanha começou no dia 10 de março e será feita em três etapas. A segunda em setembro de 2014 e a terceira será aplicada cinco anos após a primeira (março de 2019) e funciona como um reforço.
As meninas que completam 11 anos em 2014 vão tomar a primeira dose. A partir de 2015 a imunização começa mais cedo, quando as meninas tiverem 9 anos.

  

FONTE: JDV