Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal
Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal
está acontecendo nesta quarta-feira em Jaraguá do Sul
O Tribunal de Contas de Santa Catarina – TCE/SC em parceria com as Associações de Municípios – AMVALI e AMPLANORTE estão realizando a 16ª edição do Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal nesta quarta-feira (13), no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. Participaram da cerimônia de abertura o presidente da AMVALI – prefeito Lauro Fröhlich, o prefeito de Schroeder – Osvaldo Jurck, o conselheiro do TCE/SC – Wilson Rogério Wan-Dall e a secretária executiva da AMVALI – Juliana Demarchi.
Em sua explanação, o prefeito Lauro falou sobre a importância de capacitar os agentes públicos que atuam nas prefeituras e também nas câmaras de vereadores. O conselheiro Wilson disse que nas 14 etapas regionais do ciclo já participaram mais de 3.040 pessoas.
O ciclo está ocorrendo em várias cidades do Estado, são 14 etapas. O evento conta com o apoio das 21 Associações de Municípios de Santa Catarina, da Federação Catarinense de Municípios – FECAM, da União dos Vereadores de Estado de Santa Catarina – UVESC e do Ministério Público – MPSC. Este ano são realizadas quatro oficinas técnicas comandadas pelos instrutores do TCE/SC e do MPSC, com os seguintes eixos temáticos: Licitações, contratos, obras e serviços; Contabilidade; Atos de pessoal; e Cultura.
Em Jaraguá do Sul o ciclo vem sendo realizado anualmente, e nesta edição abrange os sete municípios que integram a AMVALI e os dez municípios que integram a AMPLANORTE. Estão participando desta edição em Jaraguá do Sul mais de 300 agentes públicos.
A programação iniciou às 8h15min com recepção e entrega de materiais. Das 9 às 12 horas são realizadas palestra e debate em cada um dos eixos temáticos. No período vespertino, das 13h30min às 17h30min segue a programação com palestra e debate nos eixos temáticos. Os instrutores produziram artigos técnicos, organizados no livro-texto, que servem como material didático durante as oficinas, cuja consulta estará disponível também em meio digital.
Segundo o Tribunal de Contas, o XVI Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal é resultado do esforço conjunto de todas as áreas do TCE/SC e dos órgãos e instituições parceiras. Constitui um espaço educativo, propício para o diálogo e para compartilhar conhecimentos, com os quais a Corte de Contas catarinense se aproxima de seus jurisdicionados exercitando a sua missão institucional de orientá-los no sentido do aprimoramento da gestão dos recursos públicos, o que contribui para a efetiva prestação dos serviços públicos de qualidade.
Em 2013, 437 agentes públicos participaram do ciclo em Jaraguá do Sul e em 2012, foram 420 agentes públicos. No ano passado foram realizadas três oficinas, a grande novidade nesta edição é o eixo temático “Cultura”.
FONTE: Assessoria de Comunicação da AMVALI e TCE/SC.