IV Encontro Pedagógico

Na data de 11 de julho, aconteceu na ACIAS, o  IV Encontro Pedagógico para a equipe de professores, diretores e orientadores educacionais, com o tema: “Como ser um professor inesquecível na prática da METADISCIPLINARIDADE”  com o Me. Paulo Ramos. Na ocasião, o professor e autor de 17 livros na área de Educação, dialogou com a equipe a respeito da proposta de sua autoria onde discorre sobre o planejamento de ensino, o perfil do professor, as abordagens avaliativas e o contexto atual da educação no Brasil e no mundo. O professor destaca que: “Metadisciplinaridade é o movimento que se faz em torno dos conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais por meio dos entendimentos reflexivos, conectados, compartilhados e autonomizadores, alicerçados nas concepções filosóficas, psicológicas e pedagógicas que dão sustentação à ação educacional”.

Em tempos de reelaboração da proposta curricular do município e dos PPPs, elaboração do Plano Municipal de Educação e da Proposta para Educação Especial, o Secretário de Educação do Município, Maykel Roberto Laube, enfatiza a importância do trabalho de parceria entre as Unidades de Ensino das esferas Estadual, Municipal e Federal, Secretarias, COMED, representações da sociedade civil e demais órgãos ligados à Infância e Juventude para que os referidos projetos ganhem corpo e se tornem realidade, não em detrimento do que outrora fora implantado e efetivado, mas em ajustes a um novo espaço no ideário pedagógico que decorre de um novo tempo pedagógico e que prevê, consequentemente, um fazer pautado na reflexão advinda de momentos de formação como o de hoje, os quais estão previstos também, para o próximo semestre letivo. O Secretário destaca ainda que “a composição das representações está ocorrendo e deverá ser devidamente protocolada junto ao COMED. Estamos trabalhando intensamente em importantes documentos para  nos amparar nos procedimentos legais dentre ações e previsões didático/pedagógicas esperadas  por toda a equipe e reiteradas no Plano Nacional de Educação. Educação é um fazer conjunto, que se estabelece quando, não só a comunidade educativa está envolvida, mas quando a sociedade na qual estamos inseridos integra este processo”.