Vacina contra gripe em Schroeder continua liberada para a população em geral, a partir dos 6 meses de idade

A vacina contra a gripe continua liberada para a população em geral, a partir dos 6 meses de idade, até o fim dos estoques, em Schroeder. Os locais de vacinação são as salas de vacina dos postos de saúde do Centro, Sossego, Rio Hern e Schroeder 1, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h.

“O principal objetivo da vacinação é reduzir os sintomas da doença, especialmente na população mais vulnerável que pode evoluir para formas graves e morrer em decorrência da gripe”, explica a secretária de Saúde Ingrit Eli Roweder.

Até o momento, foram vacinadas 2.174 pessoas, ou seja, 31,16% do público-alvo em Schroeder, que é formado por 6.976 pessoas. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

“A Campanha de Vacinação contra a Gripe encerra no próximo dia 31 de maio, mas o município continuará vacinando enquanto houver doses disponíveis”, explica a técnica de enfermagem da Vigilância em Saúde, Lucia Kersten Bruhmuller. Ela acrescenta que somente conta para meta do município os vacinados até o fim deste mês.

A cobertura vacinal por grupo é a seguinte:

63,63% dos caminhoneiros,

49,32% das pessoas com comorbidades,

42,12% dos trabalhadores da saúde,

41,82% dos idosos,

23,35% das gestantes,

18,75% das puérperas,

15,07% dos indígenas

14,96% das crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos 11 meses 29 dias),

12,67% dos professores,

6,09% das pessoas com deficiência permanente, e

3,70% das forças de segurança e salvamento.

SINTOMAS

Os sintomas mais comuns da gripe (influenza) são febre, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse. Pessoas mais vulneráveis, especialmente aquelas com doenças crônicas, idosos, crianças, podem desenvolver quadros de pneumonia, sinusite, otite e desidratação.

A vacinação é uma das medidas mais eficazes para prevenir o agravamento do quadro, evitando hospitalizações e mortes.