Prefeitura de Schroeder promove mutirão contra a dengue neste sábado (25) no Centro

A Prefeitura de Schroeder promoverá mutirão contra a dengue neste sábado (25) no Centro. A ação será realizada das 8h às 12h, em residências nas proximidades do Posto de Saúde do Centro, na região onde foi localizado um foco recentemente.

Os agentes de combate a endemias da Vigilância em Saúde vão realizar busca num raio de 300 metros do foco. Os profissionais estarão identificados com o crachá da Prefeitura.

“Estaremos visitando as casas para fazer monitoramento, ver se tem água parada, fazer coleta de larvas, se houver”, explica a gerente de Vigilância em Saúde de Schroeder, Cristiane de Lima Pacheco. Se estiver chovendo, a ação será cancelada.

OITAVO FOCO

Nesta quinta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância em Saúde, registrou mais um foco positivo do mosquito Aedes, totalizando oito em 2023.

O novo foco foi encontrado em uma armadilha de monitoramento na rua Antônio Zoz, no Centro-Norte da cidade.

AÇÕES

A prevenção da dengue depende de uma ação conjunta entre o poder público e a população.

A secretária de Saúde, Ingrit Eli Roweder, reforça que manter os cuidados básicos, ou seja, eliminar os locais que possam acumular água ainda é a melhor maneira de prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

“Descartar corretamente o lixo, manter piscinas e calhas limpas, não acumular entulho, são atitudes que precisam virar rotina. Não esquecer também os objetos maiores, como as caixas d’água, que precisam ser tampadas”, orienta Ingrit.

O que fazer?

• Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usar, coloque areia até a borda;

• Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;

• Mantenha lixeiras tampadas;

• Deixe os tanques utilizados para armazenar água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;

• Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;

• Mantenha ralos fechados e desentupidos;

• Lave com escova os potes de comida e de água dos animais, no mínimo uma vez por semana;

• Retire a água acumulada em lajes;

• Limpe as calhas, evitando que galhos ou outros objetos não permitam o escoamento adequado da água;

• Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e mantenha a tampa sempre fechada;

• Evite acumular entulho, pois podem se tornar criadouros do mosquito.

TRANSMISSÃO E SINTOMAS

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada com o vírus. A principal medida de prevenção da doença é eliminar os criadouros do mosquito.

Os sintomas da dengue são: febre, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Podem ocorrer também náuseas e vômitos.