Merendeiras das escolas do Município preparam receitas com ingredientes funcionais durante capacitação em Schroeder

A Prefeitura de Schroeder, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu a capacitação “Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos”, nesta terça-feira (7), com as merendeiras que atuam na alimentação escolar do Município.   No período da manhã, segundo a secretária de Educação, Armelinda Walz Schmitt, foi aplicada a parte teórica do treinamento, com duração de quatro horas. Já no período da tarde, as merendeiras colocaram a mão na massa, literalmente.   Conforme as nutricionistas da secretaria de Educação, Cheila Klitzke e Bruna Ramos, a palestrante Liliane Grein Beuther, que também é nutricionista, propôs um momento em que as merendeiras tiveram que confeccionar algumas receitas escolhidas pelas duas.   “Todos os ingredientes utilizados, já fazem parte do rol de aquisição da merenda do Município, portanto, poderão fazer parte do cardápio”, explicam.   As receitas confeccionadas contaram com ingredientes funcionais, como semente de chia, semente e farinha de linhaça, biomassa de banana verde e aveia.   “Estes alimentos consumidos em quantidade adequada e com periodicidade, trazem diversos benefícios para a saúde. Isso por conterem componentes como fibras alimentares, ácidos linolênicos e compostos fitoquímicos – que atuam como antioxidantes. Dentre os benefícios, podemos listar o equilíbrio da microbiota intestinal, que está diretamente atrelado ao aumento da imunidade e também a melhor absorção de todos os nutrientes, o bom funcionamento do intestino, e redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como o câncer e diabetes, dentre outras”, acrescentam.   Liliane ressalta que o Município de Schroeder merece destaque, pois conta com profissionais competentes e exerce uma excelente gestão do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).   “É nítido como este Município é comprometido com a Educação, contando com uma ótima estrutura escolar, as cozinhas contam com equipamentos industriais, mobiliários que atendem a legislação vigente, sem contar com todos os insumos que são adquiridos e ofertados para os estudantes conforme requisitos exigidos pelo FNDE”, afirma a palestrante.   As nutricionistas da secretaria de Educação destacam a importância da periodicidade destes treinamentos, que reforçam a valorização dos colaboradores em relação ao trabalho desenvolvido, proporcionando motivação e empenho em suas atividades diárias.   Cheila e Bruna explicam que os conhecimentos adquiridos serão implantados dentro da unidade escolar, com a confecção de receitas inovadoras e seguras para o consumo.   “Isso tudo pensado para o bem comum, trazendo mais saúde aos nossos estudantes, através da alimentação escolar, reduzindo assim a taxa de falta nas unidades escolares. Um estudante bem nutrido não adoece com frequência e também terá um bom desempenho escolar”, relatam.   A capacitação atende a resolução nº 06, de 8 de maio de 2020 do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que dispõe em seu artigo 42, parágrafo segundo, sobre a capacitação dos manipuladores de alimentos, devendo esta ser periódica com vistas à implantação das boas práticas e dos procedimentos operacionais padronizados.