Defesa Civil e Obras de Schroeder atuam para conter avanço da erosão na ponte Trindade
A Prefeitura de Schroeder, por meio da diretoria de Defesa Civil e Secretaria de Obras e Infraestrutura, atua para diminuir os efeitos da erosão na ponte Trindade. Neste momento, de acordo com o secretário de Obras, Jean Carlos Walz, o setor realiza trabalho emergencial, colocando algumas pedras de tamanho médio e grande, com o objetivo de conter a erosão na cabeceira da ponte.
Na manhã desta quarta-feira (30), a supervisora de Defesa Civil de Schroeder, Alexandra Zanella, acompanhada do prefeito Felipe Voigt, do secretário de Obras e Infraestrutura Urbana, Jean Carlos Walz, do secretário de Gestão e Finanças, Denilson Weiss, e da engenheira Ivandra de Souza, foram novamente até o local para avaliar os estragos causados pela enxurrada na ponte que liga ao município de Jaraguá do Sul.
A ponte que corta o rio Itapocuzinho precisou ser interditada na noite de terça-feira (29), depois que ocorreu o afundamento da cabeceira, no lado de Jaraguá do Sul.
Conforme o prefeito Felipe, no momento não há o que fazer para recuperar os estragos. “Temos que esperar diminuir as fortes chuvas que estão ocorrendo e que rio volte ao leito normal para que a gente possa fazer um estudo melhor e poder avaliar e ver de que forma vamos agir para recuperar essa ponte”, disse Felipe.
A supervisora de Defesa Civil de Schroeder, Alexandra Zanella, pede que as pessoas evitem ir até este local, pois está perigoso. “Não é possível passar nem a pé neste trajeto. Os motoristas podem utilizar os outros acessos, como a ponte na rua Tercílio Demarchi, entre os bairros bairro Santa Luzia, em Jaraguá do Sul, e Itoupava-Açu, em Schroeder, além do acesso principal entre os dois municípios pela Rua Jaraguá, no bairro João Pessoa”.
A ponte ficará interditada por tempo indeterminado, segundo Jean. “Além de destruir parte de cabeceira, afetou uma parte da ponte em si. A situação se agravou e, dependendo do volume da chuva, o risco de desabar uma parte da ponte é considerado”, afirma o secretário de Obras.
Nas últimas 24 horas foram registrados 106 mm de chuva na estação de monitoramento da Epagri/Ciram em Schroeder, porém a precipitação acumulada desde sábado já é superior a 600 mm no município.