Comitiva da Prefeitura de Schroeder visita Faculdade Estácio visando parceria na área de medicina

Uma comitiva da Prefeitura de Schroeder visitou na tarde de quarta-feira (16) as instalações da Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul – Instituto de Educação Médica (Idomed), visando estabelecer parcerias, de modo a qualificar os profissionais da rede de saúde do Município, bem como receber alunos e professores nas Unidades de Saúde e PA 24 horas, além de buscar ampliar os atendimentos de especialidades, com participação de profissionais vinculados à Faculdade de Medicina.

Durante o encontro com os representantes da Faculdade Estácio, o prefeito Felipe Voigt, o vice-prefeito Lauro Tomczak, a chefe de Gabinete Sônia Sirlene Zoz, a secretária de Saúde Ingrit Eli Roweder, o procurador municipal Daniel de Mello Massimino, a gerente administrativa Nádia Cristiane Hefter Tambosi, e a médica Patricia conheceram os laboratórios e ambientes da instituição.

Após a visita na Faculdade Estácio, a comitiva foi até a Policlínica no Centro de Jaraguá do Sul onde estudantes da Faculdade Estácio Idomed atuam supervisionados por médicos preceptores e realizam atividades práticas. A estrutura abriga consultórios clínicos, ambiente de triagem e salas de aula e de reuniões.

De acordo com o prefeito Felipe Voigt, essa foi uma oportunidade para conhecer diversos detalhes da faculdade de medicina. “Poder participar e ter esse conhecimento é muito enriquecedor.

Tivemos uma boa conversa e já estamos alinhando a parceria”, explica, acrescentando que o convênio entre a faculdade e o Município é uma possibilidade muito interessante para a comunidade.

Conforme o prefeito, uma equipe da Faculdade Estácio já havia vindo recentemente à Prefeitura de Schroeder trazendo a proposta de parceria para estágios nas unidades de saúde e na UPA 24 horas.

A secretária de Saúde afirma que o setor de Saúde do Município vai ganhar com essa parceria, principalmente os usuários/pacientes.

“Vejo com bons olhos o município fazer esse convênio para termos estagiários de medicina na cidade”, afirma Ingrit, citando que, nesses casos, um médico preceptor irá acompanhá-los nas atividades e atendimentos.

Ela cita que há demanda em Schroeder e, por meio da parceria, a Faculdade Estácio pode auxiliar nos atendimentos, tanto na Atenção Básica como na parte de Média Complexidade, que são as consultas com especialistas. A proposta agora será analisada pelo Município.